Início Saúde Física Diminuição da jornada de trabalho – Seu corpo agradece

Diminuição da jornada de trabalho – Seu corpo agradece

78
1

Quem já vê benefícios no projeto pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais pode acrescentar mais um item à lista: Benefícios à Saúde Física! A mudança será significativa na diminuição dos problemas de saúde causados pelo excesso de trabalho, em sua maioria associados à postura incorreta e o tempo que passamos na frente do computador. Olhos, pernas, barriga e tendões são atingidos pela exposição inadequada ao micro, mas a maior vítima são nossas costas.

 A preocupação passa batida, mas os índices são altos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos uma vez na vida, todo ser humano sentirá dor lombar. Enquanto a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda não é implantada, as ações em benefício à sua saúde podem começar já! Uma técnica que pode auxiliar no combate a dor e na prevenção às dores na coluna é o Pilates. 

O esporte, que já é sucesso em academias e centros especializados corrige a postura, realinha a coluna e fortalece a musculatura abdominal e dorsal. Sua prática proporciona o bom condicionamento físico e mental, amplia a força e o alongamento muscular além de aumentar a flexibilidade das articulações e o equilíbrio. A professora Cristina Abrami, do Centro de Ginástica Postural Angélica –  CGPA, preparou aos seguidores do Blog da Saúde quatro exercícios de Pilates que podem ser feitos em casa e aliviam dores nas costas e traumas por esforço repetitivo. Confira!

Exercícios com theraband – faixa elástica

1.      Alongamento da musculatura posterior da coxa e da perna
Deitado, posicione a theraband (uma faixa elástica ou que pode ser feita com uma toalha dobrada no sentido do comprimento) no pé direito e a utilize para alongar toda a musculatura posterior da perna direita. Procure manter a perna de base bem estendida no colchonete ou chão, a cabeça bem apoiada e os ombros relaxados. Mantenha a posição por aproximadamente 1 minuto e troque de perna. Respiração livremente.

alongamento da musculatura

 

 

 

 

 

 

 

2.      The Hundred
Deitado, coloque a theraband estendida na região das canelas. Segure na theraband próximo às pernas e eleve o tronco. Execute um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços. Inspire em 5 tempos e expire em 5 tempos. Repita este ciclo respiratório 10 vezes. Procure manter os abdominais bem acionados, mantendo o umbigo “colado” à coluna.

the undred

 

 

 

 

 

 

 

3.      Roll down
Sentado com a coluna bem ereta, passe a theraband na sola dos pés e una bem os membros inferiores. Segure na theraband próximo aos tornozelos. Expire e comece a deitar lentamente, executando este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire novamente e volte à posição sentada cuidadosamente, também segmentando a coluna. Volte a sentar com a coluna ereta e repita o movimento de 4 a 5 vezes.

roll down 1

 

 

 

 

 

roll down 2

 

 

 

 

 

roll down 3

 

 

 

 

 

4.      Squat
Mantenha-se em pé, em cima da theraband, com os pés um pouco afastados e a segure nas pontas. Ao mesmo tempo, desça o quadril em direção ao chão – inclinando um pouco o tronco à frente – e eleve os braços até a altura dos ombros, aumentando a tensão na theraband. Execute este movimento expirando e retorne à posição inicial inspirando. Procure manter os abdominais acionados e a coluna ereta. Repita de 5 a 8 vezes.

squat1

 

 

 

 

 

squat 2

 

 

 

 

 

 

  “O desenvolvimento da estabilidade corporal é a chave para uma vida mais longa e saudável”
Joseph Pilates, criador do método.

1 COMENTÁRIO

  1. […] Diminuição da jornada de trabalho: Seu corpo agradece – Anote em sua agenda para não esquecer! Que em 2010 você poupe sua coluna, pratique atividades físicas e se alimente de maneira saudável. Estar bem com seu corpo é 50% de acerto para seguir adiante com as demais saúdes. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui