Início Saúde Física Dieta antitabagismo: saiba o que comer para largar o vício

Dieta antitabagismo: saiba o que comer para largar o vício

48
4

Uma alimentação equilibrada é de extrema importância para garantir o bom funcionamento do organismo. Mas isso você já sabia. A novidade é que, além disso, ela também é uma aliada para ajudar as pessoas a pararem de fumar e amenizar os efeitos nocivos do cigarro. Um estudo da Universidade de Duke resultou na dieta antitabagismo, que identifica alimentos que aumentam ou eliminam a vontade de fumar.

O que torna o cigarro viciante são as diversas substâncias químicas, muitas tóxicas, que o compõe, como a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e a amônia. Elas estimulam o cérebro a liberar dopamina e serotonina no organismo, responsáveis pela sensação de prazer e regulação do humor. Por isso, sempre queremos mais cigarro, mais prazer. Entretanto, quem fuma apresenta também maior produção de radicais livres, que causam diversos efeitos indesejáveis para a saúde.

A dieta antitabagismo reúne alimentos antioxidantes e desintoxicantes. Alimentos antioxidantes protegem as células da ação danosa dos radicais livres, produzidos pelo fumo. Já os alimentos com ação desintoxicante favorecem a eliminação de toxinas, impedindo o seu acúmulo no organismo. O estudo também revelou que existem alguns alimentos que “convidam” os fumantes a umas tragadas depois de comer, seja por deixar o cigarro mais agradável ou por hábito de sempre fumar após ingerir certa comida. Entre eles estão o álcool, a carne, o café, os doces e refrigerantes, que devem ser evitados se deseja deixar de fumar.

Do mesmo modo que alguns alimentos atraem o fumo, a pesquisa também identificou os que causam o efeito contrário nos fumantes: tornam desagradável o sabor do cigarro e atenuam a vontade de fumar. Os alimentos citados na pesquisa, e que você pode conferir na lista a seguir, também são mais saudáveis e menos calóricos, o que equilibra a dieta e evita o temido ganho de peso depois de largar o cigarro. Seguindo a dieta antitabagismo, o ganho é duplo!

Itens da Dieta Antitabagismo

Leite.  Além de piorar o sabor do fumo, graças a vitamina B, permite eliminar a nicotina do organismo. Esta mesma característica pode ser encontrada em todos os laticínios como o iogurte e queijos.
Aveia ou/e arroz integral. Devido a seu alto conteúdo em Selênio, ajudam a gerar um antioxidante que elimina os radicais livre provocados pelo fumo.
Cenoura. A vitamina A, além de ajudar a consertar os radicais livres provocados pelo tabagismo, protege os pulmões.
Espinafre. O espinafre fornece quantidades importantes de beta-carotenos, compostos que são transformados em vitamina A e desempenham ações antioxidantes.
Feijão e legumes. Fazem com que o fumo tenha pior sabor.
Laranja e vitamina C. O suco de laranja ajuda a consumir vitamina C, antioxidante natural que ajuda a prevenir o aparecimento de substâncias cancerígenas. Outros sucos como o de acerola, caju, manga e goiaba também exercem essa função.
Batata. Os problemas respiratórios são comuns nos fumantes. O Zinco contido na batata ajuda a combater ditos problemas.
Figo. O figo, assim como a batata, tem alto conteúdo em Zinco, o que faz parte do processo de expulsão do dióxido de carbono.
Água. Pelo menos um litro e meio de água ao dia, pois ajuda o organismo a eliminar as toxinas. Tome água ou sucos naturais, mas nada de refrigerantes que em vez de fazer com que recuse o cigarro, provocará ainda mais vontade de acender um.

O dia 31 de maio é a data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao uso do tabaco. Segundo dados da entidade, o tabagismo ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores responsáveis por mortes no planeta. Se você precisar de uma motivação para largar o vício, escolha essa data para mudar os seus hábitos alimentares e começar a lutar contra o cigarro.

Lembre-se que 40% das pessoas que tentam parar de fumar, tem recaídas. Mas se realmente estiver a fim, basta insistir até se juntar ao grupo de ex-fumantes, que, no Brasil, conta com mais de 26 milhões de pessoas e supera a quantidade de fumantes!

4 COMENTÁRIOS

  1. achei interessante materia deixei de fumar por alguns dias enfim vou tirar da mente que um dia fui uma viciada ,colocar Deus a frente em primeiro plano para vencer .
    muito boa as dicas quanto a alimentaçao !!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui