Início Saúde Financeira Dicas para tirar a conta bancária do vermelho

Dicas para tirar a conta bancária do vermelho

70
2

Para sair das dívidas, é necessário realizar uma verdadeira faxina no orçamento, identificando a real situação financeira e formas de cortar gastos.

Aliado a isso, é necessário rever alguns hábitos que podem gerar grande diferença em suas contas no fim do mês, experimente:

Vigie com mais rigor o consumo de água, gás e luz em casa. Com pequenas ações, você consegue excelentes resultados. Alguns exemplos: tomar banhos mais curtos, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, deixar a torneira aberta somente quando estiver usando, acumular louça e roupa para lavar, aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar seu quintal, apagar a luz quando não estiver utilizando, optar pela luz do sol abrindo janelas e cortinas.

Veja outras formas de cortar gastos e sair do vermelho:

  • Reveja os planos de telefonia e internet: sempre há formas de negociar algo mais em conta. Pesquise opções, avalie e negocie preços.
  • Avalie gastos com a boa forma: negocie um plano mais barato na academia, ou substitua a malhação por alguma atividade física gratuita.
  • Faça refeições em casa: os gastos com alimentação estão cada vez mais altos, sobretudo os realizados na rua. Evite-os, colocando em ação o seu lado “mestre-cuca”
  • Curta fins de semana diferentes: que tal abrir mão da viagem ou da balada no fim de semana, convidando amigos para um jantar em casa?
  • Compre somente o necessário: seja no supermercado, padaria, açougue ou shopping, atenção: faça a lista do que precisa comprar e restrinja-se a ela. Combata as compras por impulso: antes de sair de casa, dê uma repassada na sua planilha de orçamento e analise a situação.
  • Faça você mesmo!: caso contrate diarista, use muitos serviços de lavanderia ou mesmo peça comida pronta, experimente mudar alguns hábitos e colocar a mão na massa. Você vai se surpreender com a diferença. Por exemplo: se você passar a faxina para quinzenal, em vez de semanal, fazendo a sua parte na limpeza, vai economizar em torno de R$ 200 por mês. Para as mulheres habituadas à manicure semanal, que tal passar também para quinzenal, cuidando você mesmo das suas mãos em casa nesses intervalos?
  • Deixe o carro em casa: que tal utilizar mais transporte público? Além de cortar gastos com combustível, você economiza no estacionamento. A diferença é bem grande no final.

Educação Financeira para a vida toda
Geralmente é nos momentos difíceis que aprendemos as maiores lições. Esta revisão de hábitos, unida ao acompanhamento mais cuidadoso de seu orçamento, vai lhe proporcionar grandes avanços em educação financeira.

A situação é temporária e, muito em breve, você vai continuar avaliando seus hábitos e cortando gastos, só que para outros objetivos: juntar dinheiro para viajar, realizar sonhos. Acredite!

Fonte: Finanças Práticas

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas, muito obrigado! Estou precisamos mesmo sair do vermelho, há anos já passo por este tipo de situação e agora quero resolver de uma vez por todas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui