Início Saúde Física Dicas para não sair da linha na ceia de Natal

Dicas para não sair da linha na ceia de Natal

44
0

A Ceia de Natal é famosa pela variedade de carnes, sobremesas e frutas típicas da época. São tantas delícias irresistíveis…

O grande problema são as calorias ingeridas em apenas um dia, que podem afetar toda a dieta feita ao longo do ano.

Para evitar comer em excesso durante as festas, a nutricionista da Victory Consulting sugere fazer um lanche antes de ir para a festa, “assim, sentirá menos fome e não vai exagerar nas quantidades”. Uma outra sugestão é começar pelos alimentos mais saudáveis, como a salada.

Também é preciso ficar atento à quantidade de petiscos, aperitivos e sobremesa ingeridos. “Saiba que comer de forma variada não significa que você precisa pegar um pouco de tudo”, diz.

Uma dica que costuma ajudar, é a forma como o prato deve ser montado: 2/4 só com legumes e verduras, ¼ com carboidratos (arroz, farofa, batata, etc.) e ¼ com proteína (carne, frango, peixe).

Com relação à proteína, é preciso redobrar a atenção. “O excesso de carne pode sobrecarregar os rins e fazer o organismo perder muita água. Além disso, os molhos que acompanham costumam ser muito calóricos”, comenta a nutricionista. A sugestão é evitar o molho ou servi-lo a parte. Além disso, escolha pelo peru e bacalhau, opções mais saudáveis e menos gordurosas.

Já sabendo como se comportar na hora do prato principal, é importante lembrar que:

– As oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) são saudáveis, porque combatem os radicais livres presentes no organismo e previnem doenças cardiovasculares. No entanto, por serem calóricas, não pode exagerar;

– As frutas secas são ricas em açúcar e, por isso, não são tão saudáveis como a fruta in natura. É necessário comer com moderação.

Mas, e a sobremesa? Parte tão importante e deliciosa… O melhor a se fazer, segundo a nutricionista, é fazer trocas inteligentes nas receitas. “Troque o chantilly por iogurte de baunilha light; substitua o leite integral pelo desnatado e o açúcar tradicional pelo light; para executar receitas que levam gemas, utilize duas claras no lugar de um ovo”, sugere a nutricionista.

Comer com moderação durante a ceia é essencial para evitar passar mal durante o sono. “Ao ingerirmos alimentos gordurosos, fritos, doces tarde da noite, prejudica a digestão e, consequentemente, a qualidade do sono”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui