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Dicas do Dr. Bactéria para manter a higiene durante as atividades físicas

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Com a finalidade de um corpo malhado ou escultural ou mesmo com a intenção da prevenção de doenças, as pessoas se direcionam para as academias existentes em todos os bairros. Muitas delas apresentam estrutura suficiente de equipamentos e aparelhos para esta finalidade. No entanto, muitas se esquecem de se aprofundar no quesito higiene e prevenção de doenças.

A mesma coisa acontece com os freqüentadores que, com a finalidade de malhar e definir músculos, se esquecem de preceitos básicos de higiene que podem levar a infecções e possíveis doenças decorrentes de aparelhos e equipamentos contaminados. Entre as muitas infecções e doenças, podemos citar várias infecções com pus, conjuntivite, diarréias, micoses (tineas e pé-de-atleta), doenças da pele, entre outras.

Preceitos Básicos com Dr. Bactéria- o biomédico Roberto Martins Figueiredo.
– Boa alimentação direcionada para o tipo de treinamento que vai efetuar. Isto pode parecer voltado somente para o ganho de massa muscular, mas no entretanto, é fundamental no que diz respeito a manutenção da resistência do  organismos, tendo em vista que vai haver uma perda energética substanci al com o decorrer do treinamento. Uma consulta com um profissional nutricionista seria indicado entro destas situações.

Com relação ao aspecto higiênico algumas normas devem ser seguidas:
– Roupas de algodão ou tecido que não segure suor;
– Evitar alimentos que possam ficar abertos, tipo chocolates ou doces abertos, balas ou dropes que a embalagem permaneça aberta podendo atrair insetos e outras pragas;
– Evitar treinamentos quando estiver com infecções de pele (micoses, furúnculos, entre outros);
– Evitar treinar quando acometido por alguma doença pulmonar ou das vias aéreas, como gripe, resfriado, tuberculose, pneumonia, etc;
– Após a utilização de aparelhos ou equipamentos que impliquem em um contato físico, proceder a desinfecção com álcool (puro) passado com papel descartável;
– Antes da utilização seria prudente a mesma passagem de álcool (puro) com papel descartável
– Não utilizar dois dias seguidos o mesmo tênis, deve ser deixad o para secar totalmente, polvilhar dentro dele um pó antisséptico;
– Evitar garrafas de água que possuam dentro do símbolo de reciclagem (triangulo) a numeração 3 ou 7, tendo em vista o risco de Bisphenol A. Dar preferência para marcas que tenham o símbolo BPA Free;
– Lavar as garrafas de água diariamente com água. Uma vez por semana, lavar com água, detergente, enxaguar bem e imergir em uma solução de (1 colher se dopa de água sanitária mais 1 litro de água), por 10 minutos;
– Misturas alimentícias (que são tomadas antes, durante ou pós os treinamentos), não devem permanecer, após preparadas, por mais de duas horas a temperatura ambiente;
– Utilizar toalhas próprias que deverão ser lavadas diariamente (trocadas);
– Ao tomar banho, utilizar um sabonete que tenha na sua composição princípios bactericidas;
– Evitar estrados de plásticos nos chuveiros, pois são de difícil higienização;
– Enxugar muito bem o corpo, sobretudo entre os dedos dos pés;
– Mantenha a limpeza e a higiene dos locais;
– Nunca se esquecer de lavar bem as mãos antes de comer algo, sobretudo após usar os sensores de digitais tão comuns atualmente nas academias.

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