Conhecida como Tsuya e idealizada pelo massoterapeuta Kiyoshi Nagaoka, a massagem reúne técnicas que auxiliam no tratamento de crianças com diabete. Com início na China em meados de 1800 a. C., a técnica nasceu com o objetivo de aliviar dores e desconfortos. suya significa toques de reabilitação. No caso das crianças diabéticas são feitas uma série de manobras na região torácica.
Kiyoshi explica que a massagem por meio da técnica vai estimular o órgão a produzir insulina. “O objetivo é fazer com que o pâncreas funcione normalmente e os sintomas diminuam gradativamente, em alguns casos, a recuperação pode ocorrer de forma ainda mais rápida”.
O procedimento, no entanto não substitui o cuidado que se deve ter no controle da doença. A alimentação requer um cuidado ainda maior, a entrada de açúcar no corpo deve ser controlada. A dieta deve ser rica em fibras e pobre em açúcar, com seis refeições ao dia. Os exercícios físicos ajudam os pequenos a reduzir o risco de outras doenças, como as cardiovasculares.
[…] de danos psicológicos envolvidos, a obesidade pode desencadear doenças como diabetes, doenças cardiovascular, lesões ortopédicas e musculares e problemas de pele. É de fato um […]