Início Saúde Ambiental Dia Mundial do Meio Ambiente – conceitos, ações e como você pode...

Dia Mundial do Meio Ambiente – conceitos, ações e como você pode fazer a diferença

52
1

Quando vemos ou experimentamos os efeitos negativos da mudança do clima e da degradação ambiental, é fácil culpar os outros por não agirem ou o governo por não priorizar as políticas ambientais. Entretanto, no Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), são as ações individuais que transformam o futuro do mundo.

Como muitos já sabem, o WED será sediado pelo Brasil neste ano! A comemoração acontece no dia 5 de junho e busca enfatizar como ações individuais podem ter um impacto gigantesco no planeta e ajudar a reduzir a poluição.

Como muito bem falado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon “apesar de decisões individuais parecerem pequenas em relação às ameaças e tendências globais, quando bilhões de pessoas unem-se por um objetivo comum, nós podemos fazer uma tremenda diferença”.

O tema central da celebração, “Economia Verde: Ela te inclui?”, convida o mundo a analisar onde a economia verde está no dia a dia de cada um e avaliar como ela pode gerar resultados econômicas e ambientais para um futuro sustentável em um planeta de 7 bilhões de pessoas.

Para quem não entende direito o conceito de economia verde, aqui vai uma breve explicação da PNUMA que esclarece tudo: é a melhoria do bem-estar humano e da igualdade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social.

E o que tudo isso tem a ver com você? Na verdade, tudo! No Dia Mundial do Meio Ambiente, a população deve aprender mais sobre o assunto e avaliar se o seu país te inclui dentro de uma Economia Verde. Ações individuais que se enquadram nesse conceito são esforços de reciclagem, uso de bicicletas, plantio de árvores, consumo consciente e muito mais.

O WED pede que todos registrem as suas atividades sustentáveis para fazerem parte de eventos que ocorrem ao redor do mundo. Elas variam de maratonas, a comunidade de limpeza, dias sem carro, concursos de blogs sustentáveis, exposições, petições verdes e campanhas verdes de âmbito nacional, entre outros. Acontecem ao redor desta data o Green Nation Fest e o Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui