Início Saúde Física Dia Mundial do Mal de Parkinson

Dia Mundial do Mal de Parkinson

44
0

Em 1817, o médico James Parkinson lançou o ensaio onde descrevia o comportamento de 6 homens com idade entre 50 e 72 anos, que apresentavam tremores involuntários, arqueamento do tronco e mudança no modo de andar. Apenas em 1875, graças ao neurologista francês Jean Martin Charcot, a doença foi chamada de Mal de Parkinson. Como uma forma de homenagear o médico inglês, o dia 11 de abril (data do nascimento de Parkinson) ficou conhecido como Dia Mundial do Mal de Parkinson.

Apesar dos estudos feitos durante os séculos seguintes, não há cura para esta doença. Contudo, um tratamento já existe e apresenta bons resultados. O procedimento denominado Neuroestimulação Profunda do Cérebro, ou Deep Brain Estimulation, tornou-se popular entre os brasileiros este ano. A atual novela das 21h, “Em Família”, de Manoel Carlos, apresenta o personagem Benjamin, interpretado pelo ator Paulo José, que sofre do mal de Parkinson e está em tratamento. Neste caso, a arte imitou a vida. Há 20 anos o ator descobriu que sofria da doença e, assim como na ficção, fez o procedimento.

O tratamento se inicia com a implantação de eletrodos em uma região específica do encéfalo com o auxílio de um software. “Há o cruzamento das imagens de ressonância magnética do paciente com mapas científico, apontando com precisão o local exato a ser estimulado”, descreve o neurocirurgião Dr. Claudio Fernandes Corrêa. O tratamento diminui os dois principais sintomas: os tremores e a rigidez muscular. “Os resultados serão melhores de acordo com o tempo da doença e avanço dos sintomas, não devendo esperar o estágio  em que os movimentos já estejam muito debilitados”, indica o médico.

Qualquer pessoa, independente da idade, pode sofrer do Mal de Parkinson. O tratamento busca trazer a qualidade de vida e permitir que as atividades do cotidiano sejam desempenhadas normalmente.

No entanto, assim como os atores Paulo José, Michael J. Fox e Billy Connolly, manter a rotina e praticar atividades que propiciem o bem estar é possível para quem sofre da doença. Pensando nisso, no sábado (12) haverá a Campanha Viva Bem com Parkinson, no Parque  do Ibirapuera. No local ocorrerão apresentações de coral, exposições, oficinas e atividades físicas.

Assista ao video de divulgação:

Serviço:

Campanha Viva Bem com Parkinson no Parque do Ibirapuera
Data: 12 de abril de 2014 (sábado)
Horário: das 9h às 14h
Local: Parque do Ibirapuera – Marquise ao lado do MAM – Av. Pedro Álvares Cabral, Moema – São Paulo

Atividades
Coral da Associação Brasil Parkinson
Demonstração de Dança Sênior
Oficina de Origami (dobraduras de papel)
Exposição de Pinturas de Parkinsonianos (Oficina de Artes)
Exposição de obras de Artesanato
Demonstração de Atividades Físicas
Distribuição da revista Beija-Flor e materiais informativos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui