Início Campanhas Interessantes Dia Mundial de Combate à Aids

Dia Mundial de Combate à Aids

50
0

Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Este ano o tema da campanha é “Não fique na dúvida, fique sabendo”, que visa incentivar o diagnóstico precoce do HIV, o sigilo e confidencialidade do teste, além do respeito aos direitos humanos.

O vírus do HIV ataca o sistema imunológico do organismo. Com isso, o corpo fica abatido, sujeito a adquirir doenças oportunistas, como pneumonias, infecções, herpes, diarreias, entre outras.

Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação, pois muitas vezes a pessoa não sabe que está com o vírus e não toma os cuidados adequados para evitar a transmissão. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmiti-lo através de relações sexuais sem preservativo, uso compartilhado de agulhas e outros materiais perfurocortantes, e de mãe para filho durante o parto ou amamentação.

Infelizmente, o preconceito faz com que as pessoas acreditem que possam ser contaminadas por outras formas. Isso não é verdade! O vírus HIV não é transmitido nas relações sexuais com o uso de preservativos (camisinhas), beijo no rosto, picada de insetos, abraços, contato com o suor do doente, ao compartilhar objetos – como talheres e assentos de ônibus -, ao frequentar piscinas e muito menos pelo ar.

O diagnóstico precoce do HIV permite ao individuo contaminado pelo vírus iniciar de imediato o uso dos antirretrovirais, o que possibilitará maior qualidade de vida. Portanto, se você se expôs aos fatores de risco procure um médico ou vá até um serviço de saúde e realize o teste rápido.

“Previna-se! Esta é a melhor escolha.”

Fonte: Equipe Qualidade de Vida Victory

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui