Início Saúde Física Dia Mundial da Visão – Quais são os fatores de risco para...

Dia Mundial da Visão – Quais são os fatores de risco para as doenças oculares?

70
1

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Visão, mas os motivos para comemorar infelizmente não são muitos. Uma pesquisa realizada no Brasil e em sete outros países demonstrou que a maioria dos brasileiros desconhece fatores de risco importantes para doenças oculares.

Doenças comuns em pessoas com mais de 40 anos como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata, glaucoma e retinopatia diabética podem ser diagnosticadas de forma precoce e assim evitar diversos prejuízos à qualidade de vida da população.

A pesquisa do instituto independente Harris Interactive aponta que entre o sexo feminino, 85% não sabem ou não acreditam que a gestação interfira na visão; 74% ignoram e/ou desconhecem os efeitos dos medicamentos e 56% têm a mesma impressão sobre o cigarro.

Mudanças hormonais na gravidez, por exemplo, provocam edema em diversas partes do corpo, entre elas algumas estruturas do olho. Já o tabagismo, contribui com a degradação da visão devido à fumaça, que causa irritação e também por conta das alterações circulatórias. Sobre os medicamentos, o alerta fica para os que contém corticóides.

O Dr. Mário Motta, presidente da SOB – Sociedade Brasileira de Oftalmologia lembra que a população deve estar ciente de que a perda da visão não é um processo natural do envelhecimento, e destaca “o diagnóstico precoce é essencial quando se fala de doenças nos olhos, pois em estágio avançado algumas delas podem evoluir e até mesmo levar à cegueira, fazendo com que o paciente se torne dependente do auxílio de outras pessoas. Nos casos de degeneração maculada relacionada à idade (DMRI), por exemplo, cerca de 80% das pessoas diagnosticadas já apresentam a doença em estado avançado, o que dificulta a realização do tratamento efetivo”.

Conheça os fatores de risco e previna-se com as informações da imagem abaixo

Divulgação - Folha de São Paulo
Divulgação - FSP - clique para ampliar

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui