Início Saúde Social Dia Internacional do Idoso: a busca contínua por saúde e qualidade de...

Dia Internacional do Idoso: a busca contínua por saúde e qualidade de vida

81
0

idoso5Hoje, 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. Atualmente, o Brasil é um dos países com maior número de pessoas na terceira idade, de acordo com o IBGE esse número deve praticamente quadruplicar até 2060; o que comprova os resultados otimistas da busca pela saúde e qualidade de vida.

Com o avanço da medicina, da tecnologia, mudanças culturais e de hábitos voltados à melhoria da saúde, a expectativa de vida do brasileiro ultrapassa 73 anos de idade. E o maior objetivo da chamada “melhor idade” é fazer do esporte o melhor remédio, estão cada vez mais em busca de bem-estar para não deixar de aproveitar as coisas boas que a vida tem a oferecer. No Dia Internacional do Idoso, é preciso ressaltar que o envelhecimento precisa ser encarado com naturalidade e atitudes positivas, viver mais  e melhor!

Vale lembrar que com o envelhecimento, ocorrem mudanças na composição corporal. Há um aumento na gordura corporal total, diminuição de massa magra e da hidratação. Por isso, os exercícios físicos são tão importantes, já que promovem o aumento da massa muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, além de aumentar a densidade óssea e evitar quedas.

Atividades simples como caminhar, cuidar do jardim, passear com um animal de estimação já são formas de manter-se ativo. Uma nutrição equilibrada e variada, além da prática de atividade física, devem ser realizadas sempre.

A Organização das Nações Unidas (ONU) vem lutando pelos direitos e bem-estar das pessoas idosas com um Plano de Ação sobre o Envelhecimento. um plano básico para melhorar as vidas das pessoas que tem como objetivo maior o bem-estar da população idosa em todo o mundo. Em muitos países, os idosos têm se beneficiado com maior acesso a medicamentos e serviços de saúde, de ensino e oportunidades de emprego. E esse é o grande objetivo da data!

Nova Cara da 3a Idade

idoso

Será divulgado nesta terça-feira, 1º, o ícone vencedor do concurso promovido pelo movimento Nova Cara da 3ª Idade, liderado pela agência digital Garage IM, que pretende aposentar o símbolo que geralmente simboliza as pessoas com mais de 60 anos em placas e sinalizações. “O primeiro patrocinador da iniciativa é o Banco do Brasil, que por meio da Brasilprev, vai ser a primeira empresa a adotar a nova imagem fazendo a troca dos símbolos de idosos que estão nas agências bancárias”, diz Max Petrucci, presidente da Garage IM. Empresas interessadas em mudar o ícone também poderão solicitar gratuitamente a nova. Para saber mais sobre essa campanha, leia matéria feita pelo Blog da Saúde: “Publicitários buscam novo símbolo para representar a terceira idade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui