Início Saúde da Mulher Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

Data reforça a importância da luta contra o racismo estrutural e os impactos negativos que ele causa na saúde da população negra do Brasil.

85
0
dia da consciência negra
dia da consciência negra

Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade.

Vale ressaltar que a desigualdade racial possui um impacto enorme na qualidade de vida, bem-estar e na saúde da população negra. Tal fato foi claramente exposto durante a disseminação do novo Coronavírus.

Eles carregam dificuldades estruturais no seu viver, provocada por um racismo estrutural que começa desde a informação que chega a essa população até o acesso a exames para detecção do vírus, principalmente nos casos suspeitos.

Com a população negra sendo marginalizada pelo racismo, a pobreza os afeta de forma cruel. Colocando-os em condições que os impossibilitam de fazer quarentena ou de ter um atendimento digno em hospitais, sendo que, segundo pesquisa FCM-Unicamp, os negros possuem tendência a desenvolver doenças que os colocam em grupo de risco – diabetes e hipertensão.

Apesar de ser uma data para celebrar, o Dia da Consciência Negra também proporciona a reflexão sobre a discriminação racial e as suas implicações na atualidade. É urgente ter consciência sobre a existência do racismo, o seu alcance e as suas consequências. O governo, autoridades sanitárias e todos em geral precisam abraçar essa causa.

Ao longo dos últimos anos, observamos uma transformação em nossa sociedade, com a ampliação dos direitos e garantias fundamentais da população negra, mas ainda enxergamos grande preconceito e racismo na atualidade.

Nesse dia 20 de novembro aproveite para se conscientizar de uma luta que não é apenas dos negros, mas de toda a sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui