Início Campanhas Interessantes Desmatamento sem punição?

Desmatamento sem punição?

155
2

Código Florestal?

Muitos já devem ter ouvido falar do Código Florestal, mas vocês sabem o que ele realmente é? Em resumo, é um documento que tem por objetivo regularizar o uso das diferentes formas de vegetação no Brasil. Para isso, foi criada uma série de regras e também áreas especiais a serem preservadas. O Código Florestal brasileiro existente já é um dos melhores do mundo e dos mais comprometidos com a proteção dos recursos naturais no campo e nas cidades.

Então, qual é o problema?

Em maio de 2011, o deputado Aldo Rebelo propôs a votação do projeto do novo Código Florestal, mesmo sem o apoio popular. Entre as mudanças propostas, estão:

  • permissão para o cultivo em Áreas de Preservação Permanente (APP);
  • a diminuição da conservação da flora em margens de rios;
  • a isenção de multa e penalidade aos agricultores que desmataram;
  • liberação do cultivo no topo de morros.

E o que isso afeta?

Com essas modificações, os proprietários de estabelecimentos agrícolas de até 4 módulos (área medindo de 20ha a 400ha) estão livres de penalidades e das obrigações de reflorestar as áreas desmatadas irregularmente. Segundo o ambientalista do Greenpeace, Paulo Adário, “essa anistia dos quatro módulos permite um desmatamento brutal”.

Foto campanha: Floresta Faz a Diferença (Rodrigo Santoro)

Desmatamento sem punição… É isso mesmo?

Pois é. As alterações reduzem a proteção aos recursos naturais, tornando-os vulneráveis. Dá anistia a quem desmatou ilegalmente e cria um monte de brechas para quem quer continuar desmatando.

E o pior de tudo…

A Câmara dos Deputados aprovou o polêmico projeto-base de alteração do Código Florestal – por 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção. O projeto segue agora para deliberação do Senado.

Como lutar a favor do meio ambiente?

A campanha “Floresta Faz a Diferença” é um movimento ambientalista que conta com apoio de artistas, intelectuais e personalidades, pedindo veto do Código Florestal através de petição on-line.

Confira o clipe oficial da campanha, que conta com a participação de importantes porta-vozes  da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Marcelo Jeneci, além do apoio de artistas e outras personalidades engajadas nesta luta pela preservação da nossa floresta.

Faça sua parte! Acesse o site da campanha clicando aqui.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui