Se você mora em São Paulo e adora pedalar, correr ou caminhar no Parque do Ibirapuera ficaria muito triste se soubesse que de uma hora para outra ele poderia simplesmente desaparecer, não?
Pois é, só em 2009 a área verde desmatada na capital paulista foi de 3205 hectares, o que equivale a 20 (vinte!) parques como o Ibirapuera.
Se você ficou tão assustado quanto eu saiba que esse número é motivo de comemoração. Isso porque o resultado de 2009, se comparado aos anos anteriores demonstra uma queda de 30% no tamanho das áreas devastadas.
Qual a finalidade? Os números abaixo correspondem às áreas de corte autorizadas em 2009
Obras – 30%
Agropecuária – 27%
**Outros – 43%
** O que são “outros” ?
De acordo com o Xico Graziano, Secretário do Meio Ambiente “Nosso objetivo utópico é chegar ao desmatamento zero, mas é óbvio que isso é impossível. Tem licença que somos obrigados a conceder. Mas a boa notícia é que a agropecuária começa a deixar de ser a principal causa”.
Para que você não se perca na Selva de Pedra lembre-se sempre de que por mais que exista conforto e evolução tecnológica nas grandes cidades, as áreas verdes são as que nos fazem respirar, salvar o planeta e ter mais qualidade de vida. Conscientize-se.
[…] hídricos, usinas hidrelétricas, ferrovias e rodovias, entre outras, já foram responsáveis pelo desmatamento em região amazônica, caatinga, serrado e áreas de preservação permanente. No total, a área […]