Início Saúde Física Descoberta pode levar à criação de contraceptivo masculino

Descoberta pode levar à criação de contraceptivo masculino

45
0

espermatozoidesSegundo informações do jornal espanhol El Pais, um grupo de pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) está desenvolvendo um contraceptivo para homens a partir de uma metodologia inédita, sem a utilização de hormônios que podem causar efeitos colaterais.

Os cientistas descobriram que dentro do espermatozoide existem canais de proteínas que o ajudam a nadar. “Sem esses canais ele não pode se mover corretamente, então, se pudermos bloquear de forma específica (as proteínas), inibiremos sua função”, explica Claudia Trevino, pesquisadora do Instituto de Biotecnologia.

Segundo ela, o fato de o homem produzir espermatozoides novos todos os dias significa que quando ele deixar de consumir o contraceptivo suas novas células voltarão a ter mobilidade e fertilidade.

Neste momento, os pesquisadores da UNAM realizam testes de substâncias extraídas de plantas e venenos de origem animal para encontrar moléculas que podem causar essa “infertilidade temporária masculina” ao dificultar o movimento de “nadar” dos espermatozoides. Os experimentos devem levar ainda anos, da descoberta à criação do contraceptivo, para efetivamente chegarem à farmácia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui