Início Saúde Física Descoberta de gene poderá ajudar a prevenir o cabelo grisalho

Descoberta de gene poderá ajudar a prevenir o cabelo grisalho

95
0

Publicado no jornal científico Nature Communications, o estudo revela como a variação dos genes interfere no cabelo humano.

O cabelo grisalho é um processo típico associado a idade. Acredita-se que acontece este fenômeno quando a melanina não é mais produzida.

Para o estudo, o Dr. Kaustubh Adhikari, da University College London, no Reino Unido, e seus colegas procuraram encontrar como os genes agiam nas características dos pelos, como formato, densidade, força e cor.

Para a pesquisa, mais de 6 mil voluntários de cinco países latinos, onde os cidadãos apresentam combinações europeias, nativos americanos e africanas, participaram.

Os pesquisadores analisaram em todos os participantes a cor, o formato, o grisalho dos cabelos, e, nos homens, a barba e a sobrancelha. Foram comparadas as variações genéticas de cada um e descobriu-se que a variante no gene IRF4, relacionado com o fator grisalho, estava presente em alguns participantes, particularmente nos com ancestrais europeus.

Já se sabe que o gene IRF4 ajuda a regular a produção da melanina, influenciando na cor da pele, dos olhos e do cabelo, mas ele nunca havia sido relacionado com a mudança do pelo para o grisalho.

Os pesquisadores indicaram que a partir dessas descobertas é possível criar uma estratégia para combater o cabelo grisalho. “Compreendendo o mecanismo do IRF4 pode ser possível desenvolver um modo de atrasar o cabelo grisalho”, explica o pesquisador da descoberta Prof. Andrés Ruiz-Linares.

As informações são do Medical News Today.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui