Início Saúde Ambiental Descoberta: baleias se protegem de barulhos no fundo do mar

Descoberta: baleias se protegem de barulhos no fundo do mar

44
0

Não precisa ser cientista para saber que o ruído produzido pelo homem no fundo do mar – com seus motores, sonares, testes de armas e ferramentas industriais usadas na exploração do petróleo e do gás – está ensurdecendo as baleias e outros mamíferos marinhos.

Agora, os cientistas descobriram que as baleias podem diminuir a sensibilidade de sua audição para proteger seus ouvidos do barulho alto. Os cientistas ainda não determinaram exatamente como as baleias o fazem, mas observaram as primeiras evidências do comportamento.

“É o equivalente a tampar os ouvidos quando um avião passa por perto”, disse o biólogo Paul E. Nachtigall, da Universidade do Havaí, coordenador da equipe que fez a descoberta. Apesar de preliminar, a descoberta já traz a esperança do desenvolvimento de sinais que possam alertar os mamíferos para a proximidade de perigos auditivos.

A marinha estima que o forte barulho dos seus equipamentos resulta na perda de audição temporária ou permanente de mais de 250 mil criaturas marinhas todos os anos.

O professor de biologia marinha Peter Madsen, da Universidade Aarhus, na Dinamarca, disse aplaudir a equipe havaiana pelo potencial do desenvolvimento de maneiras de “combater problemas de barulho”.

Os oceanos têm ficado mais barulhentos conforme empresas expandem suas atividades submarinas. Os pesquisadores associaram a cacofonia crescente aos casos de surdez, desorientação e encalhamento em massa entre as criaturas que dependem da audição para se orientar.

Fonte: jornal O Estado de SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui