Início Saúde Física Cuidados para aumentar a imunidade do bebê

Cuidados para aumentar a imunidade do bebê

48
1

O sistema de defesa do bebê se desenvolvem com o passar do tempo, ou seja, eles apresentam por um certo período a imunidade mais baixa. Por esta razão, é preciso ter alguns cuidados básicos para protegê-los, mas sem exageros, afinal, eles precisam desenvolver anticorpos.

A pediatra Dra. Natasha Slhessarenko lista algumas dicas de higienização que devem ser seguidas pelos pais:

  • Troca de fraldas: É preciso manter a pele limpa a toda troca para evitar infecções e assadura;
  • Passeios: Evitar levar a criança para ambientes fechados ou com muitas pessoas, como em shoppings, restaurantes e festas.
  • Mãos: Sempre lavar bem as mãos, com água e sabão, antes de pegar o bebê, principalmente quando acabou de voltar da rua.

Para aumentar a imunidade do bebê, o aleitamento materno é indispensável. Nos primeiros meses de vida, o aleitamento materno é a maior fonte de proteção para o bebê. Nas semanas seguintes ao nascimento do bebê, o leite da mãe confere ao intestino do bebê um ambiente propício para protegê-lo de bactérias patogênicas. Diversas pesquisas nesta área demonstram que bebês que são amamentados têm menores taxas de infecções como diarreias, otites, pneumonias dentre outros problemas de saúde.

Outro benefício da amamentação é a proteção contra doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como a obesidade, dislipidemia e a hipertensão arterial.  Quanto mais a mãe amamenta, menores são os riscos de a criança desenvolvê-las no futuro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui