Início Saúde Social Cuidados com os cães nos dias quentes: eles podem desenvolver câncer de...

Cuidados com os cães nos dias quentes: eles podem desenvolver câncer de pele

44
3

Os cães precisam de cuidados especiais nesta época do ano. Veja o que fazer!

Assim como os humanos, os animais precisam estar sempre hidratados. Por isso, a primeira coisa a se fazer é ter o cuidado de deixar o bebedouro limpo e com água fresca tanto de dia como de noite – a água deve estar sempre disponível para o animal.

Pele

Estar coberto de pêlos não significa que estejam imunes aos efeitos dos raios solares. Evite o passeio pelas ruas entre 9h e 18h e sempre prefira andar na sombra – além de prevenir o câncer de pele, os donos também evitarão que a pata dos cães queime com o calor do asfalto. Os animais com pelagem branca e curta são os mais predispostos.

Já existe protetor solar com fator 30 próprio para cães! Com um sabor amargo, foram produzidos de maneira que os bichinhos não tirem o produto com a lambida. Deve-se aplicar o protetor nas partes mais expostas como ponta das orelhas, barriga e focinho.

Ouvidos

Pulgas e carrapatos atormentam mais nos meses quentes. Para prevenir estes tipos de parasitas, o ideal é usar medicamentos orais ou tópicos (conhecidos como anticoncepcionais para pulgas e carrapatos) a cada 21 dias.

Se o seu cão é daqueles que gosta de nadar, o ideal é proteger o canal auditivo com algodão parafinado para evitar as otites. O calor deixa a região mais predisposta à proliferação de microorganismos como fungos e bactérias.

Todos os cães precisam de cuidados, porém dê mais atenção aos filhotes e mais velhos ou com doenças crônicas. Obesos também têm dificuldade com o calor. Mantenha-os em ambientes arejados.

3 COMENTÁRIOS

  1. Não tinha conhecimento que os cães tinham cancro de pele. Sempre achei que o pêlo era suficiente para servir de barreira as radiações solares. Gostei de saber! Vou ter mais cuidado com o meu cão no verão.

  2. Ainda mais se forem cães com pêlos claros, cuja a raça seja de origem do hemisfério norte. Exemplos: labradores, boxer, bulldogue americano. Lembrando que já existem protetores solares para cães.

    médico veterinário

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui