Início Saúde Física Cuidados com a higiene na cozinha

Cuidados com a higiene na cozinha

88
0

A cozinha é o local de preparo dos alimentos que serão fonte de energia e saúde para todos. Por esta razão, é indispensável que este lugar tenha uma limpeza impecável.

O biomédico, Dr. Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, explica quais são os ingredientes para limpar bem a cozinha e quais cuidados tomar:

Queimadores do fogão e grelhas: a dica é limpar o fogão com amônia. Use ¼ xícara de amônia e adicione cada um dos queimadores em um saco plástico fechado. Deixe assim por uma noite. Em seguida, limpe com uma esponja.

Janelas: para mantê-las limpas, usar 5 litros de água + 1 colher de sopa de vinagre branco + 1 colher de sopa de detergente. Misture três ingredientes. Pulverize as janelas com a mistura, utilize um pano branco para lavá-los e seque com um jornal.

É importante trocar as esponjas e os panos usados, para evitar mais bactérias. Além disso, mantenha os chãos e as paredes sempre limpas.

Uma outra dica importante, para evitar problemas de saúde por intoxicação alimentar, é saber limpar bem os alimentos que serão usados. Uma prática que é usada por alguns é a de lavar o frango, mas cuidado. Isto pode elevar o risco de ocorrer uma intoxicação alimentar.

De acordo com o Dr. Bactéria, o processo de lavagem pode espalhar as bactérias Salmonella e Campylobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, devido ao espirro de gotas d’água.

Os sintomas desta intoxicação são: diarreia, dores de estômago, cólicas, febre e mal-estar geral. É um problema sério que pode, até mesmo, causar doenças graves e morte. Por isso, é importante não esquecer: NÃO LAVE O FRANGO CRU!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui