Início Saúde Física Especial Câncer Crioablação permite a eliminação de tumores em um único dia

Crioablação permite a eliminação de tumores em um único dia

56
0

 Desde 2001, a técnica crioablação está no país. No entanto, sua popularidade ainda é baixa, apesar de trazer inúmeros benefícios para os pacientes em tratamento contra o câncer.

Considerada minimamente invasiva, com menor risco cirúrgico, ela é capaz de preservar os tecidos sadios e órgãos. Esta técnica é utilizada para o tratamento de pequenos tumores.

A crioablação consiste na formação de bolas de gelo, a partir da implantação de gases no interior do tumor, que provoca um choque térmico, terminando no rompimento intra e extra celular, de forma a eliminar qualquer chance de sobrevida dessa célula.

O procedimento é tranquilo, o que permite o paciente dar saída do hospital no dia seguinte ou, até mesmo, no próprio dia, dependendo da complexidade do caso. Isto diminui o risco de contrair uma infecção hospitalar, além do benefício sócio econômico.

No início da implantação no Brasil, 30 pacientes com câncer de próstata receberam o tratamento, no Hospital das Clínicas, na cidade de São Paulo. Atualmente, mais de 500 pacientes já foram atendidos em hospitais particulares, com casos mais comuns de cânceres renais, pulmão, ossos e próstata, bem localizados, livres de metástases e de até oito centímetros.

Novas técnicas demandam profundas pesquisas e um tempo natural para que sejam aceitas pela ANS e pelo SUS.

Os Hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo/SP, Quinta D’Or, no Rio de Janeiro/RJ, e o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba/PR, já oferecem a técnica há alguns anos com regularidade. Além destes, os Hospitais Samaritano, Paulistano, Oswaldo Cruz e São Camilo, em São Paulo/SP, Unimed RJ e Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro/RJ e Aliança de Salvador/BA, também investiram, mais recentemente, em infraestrutura para oferecer a Crioablação em suas unidades.

Conheça um pouco mais sobre a Crioablação assistindo ao vídeo a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui