Início Saúde Cultural Criatividade para melhorar a sua cidade

Criatividade para melhorar a sua cidade

39
0

Boas ideias têm que ir para a rua. Foi pensando nisso que três jovens publicitários, de Porto Alegre, criaram em 2010 a Shoot The Shit – expressão norte-americana para “trocando ideias” – projeto coletivo que busca o desenvolvimento de cidades com intervenções urbanas e o engajamento local através de projetos criativos feitos de maneira colaborativa. “A Shoot The Shit nasceu como um espaço onde a gente poderia criar e executar ideias sem se preocupar com cliente, verba, prazo, briefing, etc. Nós trabalhávamos em agências de publicidade, e dentro delas era difícil fazer com que nossas ideias mais criativas fossem pra rua”, conta Gabriel Medeiros, um dos idealizadores do projeto.

Frente às frustrações de não emplacarem as suas ideias mais legais, Giovani Groff, Gabriel Gomes e Luciano Braga resolveram investir seu tempo e energia idealizando ações e colocando em prática as intervenções. As campanhas vêm dando resultados positivos e tornando os jovens conhecidos. “Paraíso do Golfe – no qual se simulam jogadas de golfe em ruas esburacadas da cidade – foi uma ação que nos projetou nacionalmente, fazendo com que muitas pessoas se identificassem com o problema dos buracos e se divertissem com nosso vídeo”, diz Gabriel.

 

Que Ônibus Passa Aqui? –  adesivos colados em algumas paradas de ônibus da cidade, que continham um espaço em branco para que as pessoas escrevessem quais ônibus passavam por ali –  foi uma ação com menos repercussão, mas muito mais engajamento, segundo Gabriel Medeiros. Outra proposta muito bacana é a #poaprecisa, projeto inspirado em Candy Chang, uma artista que quer trazer à tona os sentimentos da cidade, tornar a vida urbana mais emocional. Em um tapume eles abriram espaço para as pessoas dizerem o que a cidade tem que melhorar, convidando-as a completar a frase “Porto Alegre precisa de mais…”. Quem quisesse podia escrever, e todas as lacunas foram preenchidas. A ação foi replicada pela prefeitura em uma praça da capital.

Criatividade para melhorar a cidade, é nisso que o projeto se apoia. Curtiu? Tem alguma sugestão para eles? Basta acessar o site, eles têm um canal bem aberto para receber ideias do público.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui