Início Saúde Física Copa do Mundo – Na hora de assistir aos jogos mantenha a...

Copa do Mundo – Na hora de assistir aos jogos mantenha a distância correta da TV

41
1

Com o clima da Copa do Mundo, quem ainda não pensou em trocar aquela TV de casa por uma maior, mais tecnológica, com mais definição de imagem?

Se você pretende investir em uma televisão nova para assistir aos jogos finais do Mundial, atenção entre o tamanho da tela e a distância entre os seus olhos!

“Independente do tamanho da sua televisão, o importante é que a relação entre o tamanho da tela e uma distância saudável entre os seus olhos seja respeitada”, recomenda o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Imo – Instituto de Moléstias Oculares.

O especialista recomenda que as telas de até 29 polegadas sejam colocadas a pelo menos três metros do telespectador. Já as com mais de 34 polegadas devem ser mantidas a uma distância mínima de cinco metros.

“A distância apropriada é que vai tornar menos cansativa o tempo de exposição em frente à televisão. A falta de adequação deste espaço provoca perda de atenção, sonolência e em alguns casos, se o espectador for portador de hipermetropia ou astigmatismo – e não usar óculos ou lentes corretivas – poderá sentir dor de cabeça”, alerta Centurion.

Aparelhos 3D

As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador!

“Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis diante das imagens 3D. O melhor é experimentar o novo aparelho na loja, para saber se gosta ou não antes levar de levar a  TV para casa”, alerta Eduardo de Lucca, oftalmologista do IMO.

De acordo com o médico, o ideal seria que a televisão em 3D pudesse estar a pelo menos cinco metros de distância do telespectador, mas isso é quase impossível, já que maioria das salas dos imóveis atuais não tem essa metragem.

Outra preocupação mencionada pelo médico diz respeito à iluminação do ambiente onde a TV está localizada. Natural ou artificial, a iluminação é decisiva na qualidade de uma boa imagem.

“A intensidade moderada e a direção da fonte de luz são fundamentais para evitar problemas de visão. A ausência total de iluminação não é recomendada. Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia-a-dia, pode ser prejudicial”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui