Início Saúde Física Consumir bebidas açucaradas aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Consumir bebidas açucaradas aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2

67
1

Pesquisadores britânicos encontraram evidências que indicam mais um malefício das bebidas açucaradas artificialmente: aumento do índice de diabetes tipo 2 entre os consumidores de refrigerantes e leites açucarados.

Segundo os estudiosos, esta pesquisa “adiciona mais importância na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para limitar o consumo de açúcar na dieta alimentar”, afirma o pesquisador da Universidade de Cambridge, Dr. Nita Forouhi.

Para estudar o caso, mais de 25 mil adultos britânicos com idade entre 40 e 79 anos, e sem diabetes no início da pesquisa, recordavam as bebidas ingeridas diariamente. Todos foram observados durante 11 anos. Ao final do estudo, 847 participantes foram diagnosticados com diabetes tipo 2.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) de todos foi calculado e ao ser analisado com o resultado adquirido na pesquisa, os estudiosos relacionaram o peso com o risco: as bebidas ricas em açúcar são consumidas com maior frequência por pessoas acima do peso.

Os maiores causadores da diabetes são bebida láctea adocicada, refrigerantes e bebidas açucaradas artificialmente. Não foram encontradas evidências que comprometam a ingestão de sucos de fruta, chás e cafés.

A pesquisa, ao ser finalizada, passou por uma nova fase: os participantes trocaram as bebidas açucaradas por água, chá e café (sem açúcar). Notou-se, então, uma queda significante no risco de desenvolver a diabetes tipo 2. Ao trocar o refrigerante pelas bebidas sem açúcar, o risco caiu 14%. Já ao trocar as bebidas lácteas por outras sem açúcar, o risco diminuiu 20 a 25%.

O resultado prova que mudar os hábitos alimentares ajuda a reduzir problemas de saúde.

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente, e descobri isso muito tarde. Era um viciado em refrigerantes quando em determinado momento de minha vida notei que algo diferente estava ocorrendo em meu corpo: muita sede, emagrecendo muito rápido, além de outros sintomas… Preocupação, consulta médica, exames laboratoriais…. e bingo ! diabetes tipo 2..
    Estou me cuidando e, em razao, disso: criei o blog " Como Cuidar da Diabetes".
    Que meu exemplo sirva de alerta para outras pessoas…. até mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui