Início Saúde Ambiental O exército fashion que vai mudar o mundo

O exército fashion que vai mudar o mundo

39
0
Modelo desfilando para a Osklen no SPFW 2012 (imagem: UOL)

A moda também pode ser sustentável. Aliás, uma das marcas brasileiras pioneira desse conceito é a Osklen. Ela trabalha com materiais como a seda com PET sem química no processo, corantes vegetais e as e-fabrics (matéria-prima de caráter renovável). A marca gosta de ser conhecida como um lifestyle de harmonia e equilíbrio com o meio ambiente, fazendo parcerias com ONGs e apoiando iniciativas sustentáveis.

“Nesta coleção eu quero duas coisas: explicar o que é a Agenda 21 para o grande público, já que ninguém se lembra deste acordo firmado na Eco 92; e também evocar os nossos guerreiros, que, divididos em três grandes tribos [militar, punks e os flower powers], formam este exercito Fashion que vai sim mudar o mundo”, explicou o estilista Oskar Metsavaht, criador da Osklen, em entrevista ao Estadão, sobre a sua coleção sustentável para 2012 no desfile SPFW (São Paulo Fashion Week).

Então, vamos ajudá-lo! Para quem não se lembra, a Eco 92 foi uma conferência internacional organizada pela ONU no Rio de Janeiro em 1992. Com a participação de 179 países, o resultado foi a Agenda 21. É um documento que lembra os países a conciliarem crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente. Cada país assinou e estabeleceu as bases em seu território para colaborar com o desenvolvimento sustentável.

Alguns itens presentes foram os seguintes:

  • Planejamento e ordenação no uso dos recursos da terra.
  • Educação como forma de conscientização para as questões de proteção ao meio ambiente.
  • Combate ao desmatamento das matas e florestas no mundo.
  • Cooperação entre as nações para chegar ao desenvolvimento sustentável.

Com a ideia de estilo e sustentabilidade, a TNG levou às passarelas o jeans 100% reciclável. É desenvolvido a partir de sobras de indústrias de confecção e garrafas PET.

Jeans reciclado (imagem: Guia JeansWear)

Uma empresa que utiliza esse método para a produção de tecido é a EcoSimple, que já ganhou prêmios como “Greenbest 2011” e “Prêmio Planeta Casa 2010”. Por esse método, cada metro de tecido produzido elimina 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas PET do meio ambiente. Uma marca conceituada que faz uso desses tecidos é a Herchcovitch. No Fashion Rio, a coleção apresentou uma bolsa produzida por lona de cargo (igual as usadas em caminhões) que foi desenvolvida pela EcoSimple.

Bolsa feita de lona de cargo (foto de Marcelo Soubhia)

A necessidade de investir em materiais desenvolvidos em sintonia com a visão de sustentabilidade está cada vez mais forte, atingindo até o que vestimos. Você está pronto para fazer parte do exército Fashion que vai mudar o mundo?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui