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Como saber quando é a hora de emagrecer?

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A insatisfação com o corpo, a saúde e o bem-estar físico e mental são itens que devem ser analisados por quem deseja emagrecer. Não adianta cortar radicalmente a alimentação e ter resultados estéticos, se a saúde estará debilitada e outros problemas poderão surgir, graças a falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Em entrevista ao Blog da Saúde, a nutricionista Michelle Bento, do Vigilantes do peso, explica o que deve ser levado em consideração por quem deseja emagrecer e quais as mudanças nos hábitos promovem uma vida mais saudável.

BS – A maior parte das pessoas estão insatisfeitas com o corpo, mesmo quando estão bem de saúde e com o IMC certo. Quais são os fatores que geram esta insatisfação?

MB – A mídia tem um papel muito importante nesse cenário por difundir um corpo supermagro como o ideal. Com esta cultura, a maior parte das pessoas passa a se preocupar com a alimentação somente para atingir um modelo estético ideal e esquece que comer bem envolve saúde e bem-estar, conceitos que deveriam ser prioridade.

BS – Como profissional que atua no Vigilantes do Peso, em que ponto é necessário emagrecer? Devemos seguir o IMC?

MB – O IMC ainda é o parâmetro mais utilizado, mas não deve ser o único a ser analisado. O bem-estar físico e mental, a saúde em geral e até a questão estética devem ser levados em consideração. Muitas pessoas se sentem bem e estão com a saúde perfeita mesmo estando um pouco acima da faixa ideal de IMC. Outras pessoas, mesmo estando no limite da normalidade do IMC, já sentem dores nas articulações ou estão com o colesterol elevado, por exemplo. Esse conjunto de fatores é que determina a necessidade de emagrecer.

BS – Somos bombardeados com histórias de pessoas que diminuíram a quantidade de comida, começaram a se exercitar e conseguiram emagrecer. Contudo, algumas não tiveram um acompanhamento profissional. Por quais motivos a procura por um médico é essencial?

MB – Com o acompanhamento de profissionais capacitados é possível emagrecer de forma saudável. Muitas vezes quem emagrece por conta própria está se preocupando somente com as calorias que coloca no prato, mas não tem conhecimento para saber se está se alimentando de forma correta, ingerindo todos os nutrientes que precisa, afim de manter uma boa saúde. Nesse caso, a estética acaba prevalecendo e as consequências para a saúde podem ser um desastre. Com o apoio de um profissional é possível aliar as duas coisas e atingir um peso ideal com a saúde plena.

BS – O peso ideal depende de quais fatores?

MB – Se levarmos em conta o IMC, que é ainda nosso parâmetro mais utilizado, o peso ideal vai depender somente da altura e do sexo da pessoa. Mas, como foi dito anteriormente, é importante levar em conta o bem-estar físico, mental e a saúde como um todo para determinar o peso mais saudável.

BS – Como funciona o Vigilantes do Peso e quais pessoas devem procurar pelo programa?

MB – O ponto-chave do programa do Vigilantes do Peso são as reuniões, que acontecem semanalmente. O objetivo principal é buscar no grupo o apoio e a troca de experiências que contribuem para o sucesso no emagrecimento de todos. O plano alimentar é baseado em manter uma pontuação que chamamos de cota diária,  calculada de acordo com o sexo, idade, peso e altura. Os alimentos também recebem pontuações e os associados devem ir somando os ProPontos de tudo o que comem ao longo do dia até atingirem a sua cota diária.

Qualquer pessoa pode procurar o programa do Vigilantes do Peso, desde aqueles que estão bem acima do peso até aqueles que simplesmente desejam levar uma vida mais saudável, pois nosso programa é baseado em orientações saudáveis que devem ser seguidas por qualquer pessoa.  Fica aqui um convite para as pessoas irem a uma das nossas reuniões, gratuitamente, basta checar no nosso site (www.vigilantesdopeso.com.br) o dia, horário e endereço da reunião mais próxima e conhecer um pouco melhor do nosso programa.

BS – Independente do peso, quais são os hábitos alimentares essenciais para ter uma vida saudável?

MB – Incluir mais frutas, verduras e legumes na alimentação, procurar ter uma dieta baseada em alimentos mais naturais, algo difícil de se encontrar nos dias atuais em que todos têm muito pouco tempo e acabam apelando para os produtos industrializados. No nosso programa, por exemplo, a maioria das frutas valem zero ProPontos. Praticar atividade física regularmente e ingerir bastante água são pontos também fundamentais e que acabam sendo esquecidos.

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