Início Saúde Financeira Como resistir às compras por impulso?

Como resistir às compras por impulso?

23
0

Para manter seu orçamento sob controle, além de monitorar seus gastos, você deve observar a forma como consome. Pense e responda: você sempre arruma uma justificativa para acabar gastando mais do que deve?

Revendo hábitos e planejando melhor os seus gastos, é possível guardar dinheiro para a realização de sonhos, objetivos que você pode definir para serem alcançados no curto, médio e longo prazo. A educação financeira lhe possibilita grandes conquistas.

Confira as dicas:

  • você não é “todo mundo” – cuidado com o efeito manada, que significa, resumidamente, fazer igual a todo o mundo. Por exemplo: você está no supermercado, anunciam a promoção de uma TV, vários consumidores se aglomeram para comprá-la e você, no embalo, acaba fazendo o mesmo.
  • reflita sobre suas necessidades – é bem comum, ao ver algo na vitrine que se quer muito, soltar a frase “vou comprar porque eu mereço”, apenas para justificar a decisão de gastar mesmo quando seu orçamento não permite. Saia da loja, dê uma volta, reflita sobre suas reais necessidades.
  • evite a pressa – nada de fazer compras quando estiver sem tempo para isso. Seja no supermercado ou no shopping, é indicado levar a lista do que precisa comprar, pesquisar opções de produtos, preços e condições de pagamento. Em datas comemorativas, procure resolver tudo com antecedência.
  • cuidado com a promoção – você vê um produto em promoção, acha o preço bastante convidativo e acaba comprando, mesmo sem precisar. Acha que está fazendo um tremendo negócio e que, um dia, vai acabar usando aquilo.
  • atenção ao parcelamento – use o crédito de forma responsável. Lembre-se: você pode comprar hoje e pagar depois, parcelar sempre que possível, mas tendo consciência de que deve adquirir o que for mesmo necessário, e que terá esses gastos a incluir no seu orçamento nos próximos meses.
  • não use as compras como terapia – não adote o hábito de fazer compras como combate ao estresse ou algo que chateou você. Para relaxar, opte por medidas mais econômicas, saudáveis e bem mais prazerosas.

Lembre-se: economizar dinheiro é uma das principais lições de Educação Financeira e o caminho para a realização de muitos sonhos. Defina a sua estratégia, sonhe e realize!

Fonte: Finanças Práticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui