Início Destaque Como o seu perfil do Facebook pode ser avaliado em entrevistas de...

Como o seu perfil do Facebook pode ser avaliado em entrevistas de trabalho

55
1

Um dos maiores sites de relacionamento chamou a atenção de muitos investidores, sendo visto como uma oportunidade de expandir o mercado de consumidores. Agora, o Facebook também captou os olhares dos entrevistadores de processos seletivos.

Em uma rede social que permite aos usuários fazer novas amizades, cultivar as antigas, comentar, postar, compartilhar fotos, músicas e tantas outras coisas, uma parte da pessoa fica exposta a todos que desejarem ver. Não é a toa que a sua página inicial se chama perfil, pois diz muito sobre a sua personalidade.

Conforme pesquisa e publicação no Jornal de Psicologia Aplicada dos Estados Unidos, 56 estudantes universitários empregados tiveram seu perfil da rede social avaliado (fotos, mural, comentários, educação e hobbies). Com as informações de lá, os avaliadores puderam responder perguntas como “esta pessoa é dependente?” e “o quão emocionalmente estável este voluntário é?”. Os cientistas entraram em contato com os supervisores dos estudantes e descobriram que existe uma forte relação entre o desempenho no trabalho dos profissionais e a avaliação de suas páginas no Facebook, especialmente nos quesitos curiosidade, intelectualidade, consciência e fraqueza.

Isso deixa claro que uma simples ferramenta de diversão poderá ser usada para a escolha do futuro empregado de uma empresa. Apesar dessa técnica de entrevista não ser muito usada  no Brasil, mais de 18 milhões de americanos conseguiram o emprego atual através do Facebook, segundo pesquisa da Jobvite.

Portanto, deixar o seu Facebook disponível para os entrevistadores pode ser interessante. Mas lembre-se: tudo o que colocar no seu perfil nas redes sociais pode ser usado tanto a seu favor como contra. Fique atento às postagens e boa sorte!

* Texto baseado em artigo por Kaio Almeida Fonseca

1 COMENTÁRIO

  1. É importante ficar atento em relação ao que vai ser postado na página. Foi-se o tempo que rede social, chat, e compartilhamento de arquivos eram sinônimos de entretenimento. Hoje, uma pagina no Facebook é vista com seriedade, por isso tantas empresas exibem anúncios nas páginas. Texto importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui