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Como não sair da dieta durante as festas

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Já estamos na época em que é difícil seguir a dieta rigorosamente. São tantas tentações que fica praticamente impossível deixar de comer os deliciosos pratos tradicionais das ceias. Mas o endocrinologista e nutrólogo Joffre Nogueira Filho, de São Paulo, dá dicas para quem deseja manter a forma mesmo diante de tanta comilança:

  • Coma uma fruta antes das ceias e almoços de Natal e Réveillon para evitar chegar com muita fome e comer demais;
  • Substitua ou acrescente à ceia pratos menos calóricos, como salada, peixe assado ou cozido;
  • Se você está fazendo dieta, o seu corpo está desacostumado com a ingestão de gorduras e se exagerar certamente irá passar mal, então, prefira os grelhados, assados ou cozidos;
  • Ao longo do dia de festa, faça refeições leves e beba muita água;
  • Dispense o couvert e fique apenas com a refeição principal. Se for comer sobremesa, reduza a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Ao invés de beliscar a todo momento, faça um pratinho com tudo o que gosta (sem exagero);
  • Se for comer macarrão, prefira ao sugo;
  • Coloque pouca comida no prato. Volte a repetir se quiser. Normalmente, só repetimos alguns dos ingredientes e não todos;
  • Deixe os panetones e outras sobremesas para os dias de confraternização;
  • Coma antes de ficar morrendo de fome. O alimento ingerido só vai diminuir a sensação de fome cerca de 40 minutos após a sua ingestão;
  • Se você bebeu demais ou consumiu muita comida gordurosa, no dia seguinte opte por beber muita água e chás, além de abusar dos legumes, verduras e vegetais.

Após os dias de confraternização, busque voltar a rotina normal e não deixe de praticar atividades físicas durante os dias de festas, nem que seja apenas uma caminhada de meia hora.

Boas festas!

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