Como é sua Pisada – saiba escolher o tênis de corrida

tenis de corrida importancia

Uma das coisas mais importantes para manter os pés saudáveis e sem dores é saber escolher o calçado apropriado. Por mais que muita gente acredite que todos os sapatos são iguais, isso não é verdade. Cada calçado tem um estilo, acolchoamento e performance diferenciada para cada tipo de atividade e para cada tipo de pé.

Os tênis de corrida, principalmente, são bastante diferentes entre si e, quando escolhido o tênis ideal, a performance da corrida melhora. O tênis é o principal equipamento desse esporte e deve ser escolhido de forma cuidadosa para não provocar dores e lesões no pé. Portanto, saber qual é seu tipo de pisada ajuda na escolha do tênis de corrida apropriado.

Confira abaixo mais detalhes sobre os tipos mais comuns de pé e de pisada para te auxiliar a escolher o tênis de corrida que mais se encaixa no seu estilo.


Tipos de pé

tenis corrida pisada

De forma geral, a planta (ou base) do pé podem ser dos seguintes tipos: pé cavo, pé plano e pé normal.

O pé cavo é o que tem um arco na curva do pé. Nesse caso, a pessoa tende a ter uma pisada do tipo supinada.

O pé plano é também chamado de pé chato e ele apresenta tendência para ter a pisada pronada.

Já o pé normal tem tendência ter uma pisada neutra e é o mais comum na população.


Como é sua pisada?

TIPOS DE PISADA


Definido o tipo do seu pé, fica mais fácil de encontrar qual é o seu tipo de pisada, que pode ser neutra, pronada ou supinada, como mencionamos acima.

Abaixo apresentamos as características de cada uma:


1. Pisada neutra

A pisada neutra é a que sofre o primeiro impulso a partir do calcanhar, e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do pé. Nessa pisada o pé toca o chão uniformemente, distribuindo o peso de forma equilibrada.

Portanto, quando for escolher o melhor calçado para corrida, procure por um calçado de amortecimento leve.

Para muitos médicos ortopedistas, este é o tipo mais correto de pisada, pois favorece a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.


2. Pisada pronada

É o típico “pisar para dentro”. Essa pisada é mais comum em mulheres. Na pisada pronada a parte interna do pé é a primeira a tocar o solo e termina perto do dedão. Isso ocorre porque a rotação interna do pé e do tornozelo são mais acentuadas.

Pessoas com esse tipo de pisada costumam ter sapatos mais desgastados na parte lateral interna porque acaba descarregando todo o peso na borda interna ou medial do pé.

Em casos extremos, a pronação pode acabar desalinhando os tornozelosquadris e joelhos. Para impedir que isso ocorra, é importante fortalecer a região, o que pode ser feito com exercícios de academia.

Os tênis de corrida mais indicados nesses casos são aqueles com amortecimento e controle de estabilidade leve.


3. Pisada supinada

A pisada supinada é o contrário da pronada. Nesse tipo a parte externa do pé é a primeira a tocar o chão e termina na base do dedinho. Portanto, essas pessoas costumam ter o lado de fora do sapato mais desgastado. Para a pisada supinada, os tênis de corrida indicados são aqueles com reforço no amortecimento e com controle de estabilidade.

Como nestes casos o peso do corpo da pessoa que está correndo fica nos dedos de fora, menores, podem surgir lesões a longo prazo, principalmente nos joelhos, nos pés e nas costas.

Pessoas que não estão acostumada a correr podem apresentar ter bolhas, rachaduras e tendinites no início do treinamento. Com o passar do tempo, se a região não for fortalecida, podem ocorrer lesões mais graves, como joanete e artrose.


Mas como descobrir qual seu tipo de pisada?

baropodometria


A melhor maneira de descobrir qual o seu tipo de pisada é ir a um médio ortopedista. O médico irá realizar uma avaliação biomecânica em laboratório com câmeras bi ou tri-dimensionais e marcadores refletivos.

É possível também se consultar com um fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é uma análise de marcha.

Além disso, algumas lojas especializadas em tênis e palmilhas para problemas ortopédicos também oferecerem uma avaliação baropodométrica. Nesse exame, uma esteira com sensor identifica qual é o seu tipo de pisada a partir do impacto do pé no equipamento.

Se não for a um médico especialista, é possível realizar um teste chamado teste do pé molhado.


Ele consiste nos seguintes procedimentos:

  1. Coloque uma folha de jornal no chão
  2. Molhe a sola do seu pé direito (em uma bacia por exemplo)
  3. Dê um passo lento sobre a folha, pisando do calcanhar para os dedos (como se estivesse andando)
  4. Faça o contorno (com uma caneta) da mancha que ficou no papel e compare o desenho com figuras das três pisadas, para ver com que tipo de pé o seu mais se assemelha.


Joelhos e a pisada

Anatomia do joelho

Além do formato dos pés, a disposição dos joelhos também influencia no seu tipo de pisada.

O joelho é uma articulação importante e pode apresentar alguns desvios de disposição, como:

  • Joelho valgo: quando as articulações são próximas, mas os pés são afastados, caracterizando as chamadas pernas para dentro;
  • Joelho varo: é o arqueamento das pernas, que promove a projeção das articulações para fora e os pés para dentro.

Além disso, o ângulo formado pelo quadril e a flexibilidade de articulações, como as do tornozelo, são características anatômicas importantes para determinar a pisada e o equilíbrio de uma pessoa.

É por isso que existem vários tipos de tênis de corrida para pessoas com diferentes tipos de pisada. Essa informação também é importante para aumentar nossa consciência na hora de fazer o movimento de caminhar ou correr.

É importante lembrar que independentemente do tipo de pisada, lesões como bolhas, joanete, tendinite e artrose podem surgir para quem pratica este esporte, pois o pé é muito desgastado na corrida.

Por isso é importante identificar o tipo de pisada e usar o modelo correto de tênis sempre que for treinar.

Além disso, é fundamental evitar vícios de postura, fortalecer os membros inferiores e sempre ser orientado por um profissional de saúde, médico ou personal trainer.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail