Início Saúde Financeira Como construo minha reserva de emergência?

Como construo minha reserva de emergência?

59
0

Os gastos extras sempre aparecem em determinados momentos da nossa vida, afetando o orçamento. Uma falha mecânica do seu carro, manutenção da casa, problemas de saúde na família, enfim, diversos fatores que o levam a despender de uma quantia considerável quando menos se espera.

Quanto guardar?
Para se garantir, construindo uma reserva de emergência, é preciso estabelecer uma estratégia de poupança. E quanto exatamente separar para este tipo de emergência?

Não existe uma regra precisa, tudo depende do seu padrão de vida. Em geral, o que se recomenda é ter um fundo equivalente a, pelo menos, três meses de despesas correntes. Assim, se seus gastos mensais correntes são de cerca de R$ 1 mil, o fundo deve ter pelo menos R$ 3 mil.

Montar um fundo de reserva exige tempo e disciplina. A primeira coisa a fazer é montar uma planilha detalhada com seus gastos mensais. Com base nela, você poderá como cortar despesas, de forma a guardar dinheiro.

Atenção ao orçamento
Reveja seu orçamento e estabeleça como meta poupar pelo menos 5% do que ganha todos os meses. À medida que se sentir confortável com o seu novo orçamento, você pode aumentar este percentual para 10% ou mais.

Depois de construir sua reserva de emergência, mantenha o hábito de poupar, só que agora para atingir objetivos de curto, médio ou longo prazo. Uma viagem, a compra do carro etc. Criado o hábito de poupar, tudo fica mais fácil!

Fonte: Finanças Práticas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui