Início Saúde Ambiental Como a pandemia mudou o planeta

Como a pandemia mudou o planeta

De animais nas ruas da cidade a céu limpo - o meio ambiente e o novo coronavírus

131
0

Com o novo Coronavírus chegando ao mundo as rotinas mudaram drasticamente. Entramos em quarentena para enfrentar esse momento doloroso, mas com algum ponto feliz. A poluição diminuiu e os animais agradeceram.

O baixo movimento das pessoas pelas ruas nos últimos meses gerou uma série de consequências e impactos, e, no meio ambiente, muitas das mudanças foram positivas.

De certa maneira, o ser humano polui o meio ambiente diariamente. Seja o ar, a terra ou a água. E ao ficarmos de quarentena os resultados foram palpáveis: céus mais limpos, ar mais leve e até podemos ver em alguns países os animais caminhando pelas ruas.

A NASA divulgou imagens de satélite que mostram que a pandemia do novo coronavírus está temporariamente diminuindo níveis de poluição do ar ao redor do mundo, apontando a quarentena como o maior evento já registrado em termos de redução de emissões de poluentes.

Em contrapartida, com a grande parte das pessoas em casa, o consumo aumentou, gerando mais lixo e resíduos – o que impacta diretamente no meio ambiente.

Mesmo que as mudanças tenham sido impostas pelo bem da nossa saúde, é de se acreditar que haja resultados mais duradouros e não apenas alterações temporárias no estilo de viver.

O impacto que o novo coronavírus trouxe tem dois lados, o positivo e o negativo. É preciso acreditar e olhar a vida com novos olhos. Ter mais amor, mais respeito, compaixão, amizade e fazer o possível para estar perto das pessoas e valorizar cada toque, abraço e tempo compartilhado.

O “novo normal” já virou nossa realidade. A normalidade precisa ser adaptada dentro de nós para um cenário com vida, saúde, amor e cuidado com o próximo – e com o meio ambiente! Isso tudo vai passar e vamos colher resultados positivos de uma lição dolorosa, mas importante para nós!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui