Início Saúde Corporativa Clima Organizacional – Responsabilidade de quem?

Clima Organizacional – Responsabilidade de quem?

48
1

Que bom seria se o ambiente de trabalho saudável fizesse parte dos benefícios oferecidos pelas empresas ao contratarem seus colaboradores.

Quantas vezes estamos de bem com nós mesmos, com  nossa remuneração e com nosso cargo, mas…por causa do péssimo clima que ronda os corredores da empresa deixamos de realizar e crescer?

Infelizmente o ambiente de trabalho saudável não é algo que se compre na esquina ou que algum curso extra-curricular possa oferecer. Mais do que isso, criar, cultivar e preservar um lugar feliz e leve de se trabalhar depende de cada um de nós.

Faça a sua parte

Reclamar é muito fácil não é? Mas o que você faz para mudar seu cenário atual? Para Lilian Graziano, professora de Gestão de Pessoas “quem constrói a cultura das organizações são as pessoas que nela trabalham. A responsabilidade individual é maior do que a institucional”.

O primeiro passo para promover a mudança é o questionamento pessoal. Você faz o que gosta? Esta feliz com o trabalho atual? O que esta faltando para que você possa desempenhar suas habilidades de maneira mais assertiva?

Ao fazer esse exercício provavelmente você encontrará sozinho o “caminho das pedras”. Se o problema for alheio a você não entregue os pontos. Lembre-se que o sucesso de uma empresa depende da união e integração das equipes.

Converse, participe e dê o seu melhor para que as questões comportamentais não interfiram no resultado e bom andamento das tarefas.

Sobre esse aspecto a professora de gestão humana e social da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos lembra que “a empresa até pode gerenciar as questões de infraestrutura e propiciar condições saudáveis, mas se o profissional não fizer a parte dele, de nada adiantará esse esforço.”

“E você, já passou por situações de desânimo ou foi influenciado por um clima organizacional desagradavável? O que fez para superar esse momento? Conte sua experiência.”

*Com informações do Portal Universia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui