Início Saúde Física Ciclistas, atenção para a legislação brasileira!

Ciclistas, atenção para a legislação brasileira!

85
2
Imagem: Vá de Bike

A autorização está escrita no Código Brasileiro de Trânsito desde 1998, bicicletas tem o direito de circular nas ruas, avenidas e estradas brasileiras como qualquer outro meio de transporte. No entanto, com este reconhecimento vêm também alguns deveres. Da mesma forma que os outros motoristas, os ciclistas devem respeitar a legislação de trânsito que é válida em todo o território nacional.

Atualmente, 19 artigos existentes no Código Brasileiro de Trânsito podem ser aplicados aos ciclistas já que a bicicleta também pode ser classificada como um veículo não motorizado ou de propulsão humana. O ciclista que desrespeitar uma norma pode ser punido como qualquer outro condutor a pagar uma multa, mas também pode cobrar seus direitos mediante infrações de outros motoristas.

Entre os deveres do ciclista destacam-se a obrigação de rodar em ciclovias e ciclofaixas, utilizar os equipamentos de segurança (espelho retrovisor, buzina e adesivo refletivo) e sinalizar antes de iniciar qualquer manobra como conversão ou transposição de faixa. Já entre os direitos estão o reconhecimento da bicicleta como veículo por outros motoristas e a garantia ao DPVAT em caso de acidentes envolvendo veículos automotores.

Os motoristas respeitam as regras de trânsito? E os ciclistas? Comente!

 

Imagem: Cicloturismo

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Texto bem explicativo e importante nesses dias, pois o número de bicicletas nas vias aumenta de forma considerável no país. É certo que os ciclistas são pouco respeitados pelos motoristas, mas há muitos ciclistas que andam pelas calçadas em alta velocidade tirando fino dos pedestres, o que traz um risco sério de atropelamento. Tais práticas devem ser coibidas.

    • Do mesmo modo que existem leis de trânsito para carros, existem regras para os ciclistas também. Quando elas são seguidas, pedestres, motoristas e ciclistas podem conviver sem causar riscos um para os outros. Obrigada pelo comentário! Um abraço 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui