Início Saúde Ambiental Chegou a rede social por uma cidade mais feliz

Chegou a rede social por uma cidade mais feliz

88
1

Imagine se os governantes soubessem o que cada um dos cidadãos tem a dizer sobre a infra-estrutura de suas ruas, comunidades e das próprias cidades de uma forma geral.

Pensando nisso, foi lançada esta semana MyFunCity – Cidades Sustentáveis ou Cidade Mais Feliz, a primeira rede social privada única e exclusivamente focada no interesse público. Lá, os cidadãos poderão dizer o que é bom ou ruim nas suas cidades, participando e interferindo de maneira inteligente e divertida na gestão municipal.

Dando o enfoque na cidadania, nesse novo espaço o internauta terá a oportunidade de mobilizar-se para fazer críticas, compartilhar informações, ver a opinião de outras pessoas sobre as condições de outros bairros e cidades, formando um verdadeiro radar dos problemas e qualidades da região.

Como funciona

A plataforma social permite que os usuários do serviço avaliem vários aspectos. É possível dar uma nota a12 quesitos, que são indicadores de interesse público, como: trânsito, transporte público, meio ambiente, bem-estar, saúde, educação, policiamento, poluição sonora e visual, quantidade de parques, lazer, coleta seletiva.

Os usuários do serviço terão acesso ao MyFunCity tanto pela página da rede, quanto pelos aplicativo para dispositivos móveis e também com integração total ao Facebook.

As telas animadas parecem um joguinho online, então as pessoas exercem cidadania, literalmente, brincando. Além da nota, será possível, em breve, também fazer comentários e registrar fotos de onde você se encontra.

Para participar basta acessar a página da rede social, o aplicativo no Facebook ou nos dispositivos móveis, criar um usuário e uma senha. Após fazer o login, é só digitar o endereço da rua que deseja avaliar e no mapa que aparece dá para visualizar emoticons que expressam qual foi a opinião de outros usuários sobre a mesma localidade.

Na rede social, é possível conferir a média das avaliações do local, fazer amigos e positivar os comentários deles. O serviço está disponível para todo o Brasil, ou seja, os moradores de qualquer cidade do país podem avaliar as cidades em que vivem. Mas a partir do dia 19 de outubro abrangerá todo o mundo, já que será lançado em Boston, nos EUA.

A rede social é a única no mundo voltada à participação popular na gestão pública, sendo a primeira vez que se tem um aplicativo deste porte criado por brasileiros. A expectativa dos criadores é que até o fim de 2012 o aplicativo reúna mais de 10 milhões de usuários no Brasil, e 50 milhões no mundo.

Engajamento

Para que o ambiente online não se transforme apenas em uma plataforma de reclamação, é necessário que os gestores públicos usem esse serviço de maneira inteligente, como uma ferramenta de estabelecer um canal direto com os cidadãos.

Para isso o Minha Cidade Mais Feliz tem parceira com mais de 300 organizações que elaboram políticas públicas, como a Rede Nossa São Paulo, Escola Aprendiz, Green Mobility.

Todas as avaliações dos usuários da rede são compiladas em um banco de dados, que se transformarão em estatísticas a partir da segunda quinzena de outubro. Elas serão armazenadas e reunidas em relatórios que serão entregues aos governantes, demonstrando com o que a população local está insatisfeita.

Home da MyFunCity

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui