Início Saúde Física Dia Mundial do Coração Cerca de 300 mil pessoas morrem de doenças cardíacas no Brasil

Cerca de 300 mil pessoas morrem de doenças cardíacas no Brasil

118
0

No Brasil, as doenças do coração causam cerca de 300 mil mortes anualmente. Ou seja, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos.

No mundo, cerca de 17 milhões de pessoas foram vítimas fatais das doenças cardiovasculares somente em 2011, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas são: idade, sexo, hereditariedade, tabagismo, colesterol elevado, sedentarismo, obesidade e aumento da gordura abdominal, diabetes, estresse e alcoolismo.

Prevenção

É necessário um conjunto de fatores e medidas para a prevenção de doenças cardíacas. Estudos mostram que a formação de placas de gordura começa ainda durante a infância. Assim, é necessário adquirir bons hábitos e estilo de vida saudável desde cedo, evitando agravos à saúde e o desenvolvimento futuro de doenças cardíacas.

Principais doenças do coração 

Infarto agudo do miocárdio

Interrupção ou diminuição do fluxo de sangue para o coração, ocasionando a redução da quantidade de oxigênio que chega ao músculo cardíaco, lesionando a musculatura e/ou necrosando esta área.

Insuficiência cardíaca

Conhecida como ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva), é o comprometimento da capacidade do coração de suprir as necessidades do organismo. Na maioria das vezes, a insuficiência está relacionada a outras disfunções cardíacas, como hipertensão e infarto. O bombeamento de sangue para os outros órgãos é prejudicado, e uma série de sintomas, como o cansaço frequente, começa a aparecer.

Angina

O coração não recebe o oxigênio necessário para trabalhar adequadamente. Dor no peito que ocorre, geralmente, após um esforço físico intenso ou em situações de grande estresse e angústia, que aceleram o ritmo cardíaco. 

Hipertensão

Pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. A hipertensão ocorre quando essa pressão é muito alta, refletindo valores maiores que 14×9. Considera-se boa uma pressão de 12×8, no entanto, a menor pressão, contanto que não cause sinais e sintomas, é sempre a melhor. Ao longo dos anos, a hipertensão lesiona os vasos sanguíneos e o músculo cardíaco.

Arritmia Cardíaca

As arritmias se manifestam quando ocorre algum problema na geração ou na condução desse estímulo elétrico, desorganizando a atividade do coração. Apresentam-se de diversas formas, podendo causar bradicardia (batimentos cardíacos abaixo de 60 por minuto) e taquicardia (frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui