Início Saúde da Mulher Carreta da Mulher faz exames de mamografia e papanicolau

Carreta da Mulher faz exames de mamografia e papanicolau

39
0

Uma carreta foi transformada em um “consultório ambulante” para atender mulheres que vivem em regiões mais carentes e que necessitam fazer exames de mamografia, ecografia e papanicolau. O Blog da Saúde visitou a primeira carreta implantada no Distrito Federal, que completou um ano com mais de 32 mil exames realizados.

Chamado de Unidade Móvel de Saúde da Mulher – UMSM, esse programa foi criado pelo governo como uma ação complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) para agilizar os exames e diminuir as filas de espera. Vale lembrar que o Ministério da Saúde desenvolve as ações, mas o interesse e responsabilidade em implantar tais programas são dos estados e municípios. *Pesquise a Secretaria de Saúde do seu Estado aqui .

Carreta da Mulher, em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Blog da Saúde

Dona Maria estava sentada esperando ser chamada para entrar na carreta. Ela, com seus 54 anos, nunca havia feito um exame de mamografia. Depois de três tentativas no SUS, disse que “ia passar a vida sem fazer esse exame”. O atendimento na UMSM é feito em mulheres entre 25 e 69 anos, que já tenham iniciado a vida sexual. A atenção prioritária é fazer mamografias em mulheres entre 50 e 69 anos. Grávidas têm prioridade no atendimento.

Dentro da Carreta da Mulher, em Paranoá, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Rondom Vellozo/ ASCOM-MS
Equipamentos modernos. Foto: Rondom Vellozo/ ASCOM-MS

Como vocês podem ver nas fotos acima, por fora não se tem ideia de como o espaço é amplo por dentro. Além do lugar de espera, há três salas para os exames: ecografia, mamografia e preventivo (papanicolau). Após coletados e analisados os exames, a paciente é encaminhada para acompanhamento e tratamento em uma unidade de saúde, se necessário.

É hora de ver os resultados dos exames. Foto:Rondom Vellozo/ ASCOM-MS

O Distrito Federal inaugurou no dia 08 de março a sua segunda carreta. Esta vai atender as mulheres do presídio do Gama durante três semanas, período que cada UMSM permanece em um local. Desta forma itinerante, o programa já atendeu a todas as regiões administrativas do DF. Em um ano de funcionamento, a primeira UMSM realizou no total 32.614 exames, sendo 10.955 mamografias, 11.411 ecografias e 10.248 preventivos.

A visita que fizemos à carreta foi parte do Encontro com Blogueiras realizado com o Ministro da Saúde, em Brasília, como já comentamos aqui. Leia também a matériaVacina HPV: por que ainda não a temos na rede pública?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui