Início Saúde Física Carnaval: Curta Com Saúde e Beleza

Carnaval: Curta Com Saúde e Beleza

92
0

As festas de fim de ano acabaram, as férias estão rolando e muitos foliões já estão preparando suas fantasias e ensaiando os passos para curtir o carnaval, mas e a saúde como fica? Para aproveitar os momentos de diversão é importante seguir algumas regras básicas em relação ao álcool, o principal responsável por acidentes neste período, e a prática de sexo seguro, nunca esquecer a camisinha. Mas, e quanto às dicas para continuar linda e saudável em plena folia?

De acordo com a Dra. Simone Neri, dermatologista, se você for pular carnaval ao ar livre e durante o dia, é importante levar o protetor solar com FPS de no mínimo 30 e reaplicá-lo a cada 2h. Para quem tem pele oleosa, o ideal é um protetor oil free, já aqueles com pele seca podem usar o protetor com hidratante. Pessoas com manchas no rosto, podem usar um protetor com base e não esquecer o protetor labial.

A maquiagem é outro item fundamental da festa, mas é preciso ficar atento a procedência dos produtos e usar somente o que você já conhece. “Para não ter surpresas desagradáveis, o correto é testar a maquiagem antes da festa. O teste é fundamental para evitar reações alérgicas, o que acabaria com a folia. Ao chegar em casa, retire a maquiagem com um demaquilante específico para o seu tipo de pele. Dormir maquiada pode obstruir os poros e ocasionar espinhas. Lave bem o rosto e, se possível, faça compressas geladas com chá de camomila na pele e na área dos olhos para acalmar a pele”, indica a Dra. Simone.

Glitter

O Carnaval merece muito brilho e o uso do glitter merece muita atenção. Tenha certeza de que o produto foi testado e liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dias antes da festa faça um teste em um pequeno pedaço da pele para ter certeza de que não tem alergia ao produto escolhido; use o glitter com muita cautela na região dos olhos e nariz; e evite aplicá-lo em áreas irritadas ou sobre feridas.

Para retirar o glitter da pele, o folião pode usar água micelar, óleo corporal ou um demaquilante bifásico. Aplique com um chumaço de algodão em movimentos leves e circulares. Não esfregue para não irritar ou causar alguma lesão à pele. “Não esqueça que compartilhar o glitter ou qualquer outro tipo de maquiagem eleva o risco de contaminação e pode causar conjuntivite e herpes”, alerta a Dra. Simone.

Exercício Aeróbico

Pular carnaval é um exercício aeróbico que exige muito da musculatura então faça um alongamento antes de seguir o bloco e para garantir o conforto ao longo da festa use calçados confortáveis. Ao chegar em casa, se possível, coloque os pés de molho em água com sal e tintura de arnica, depois seque-os, passe um bom hidratante e ponha as pernas para cima, que no dia seguinte eles estarão prontos para uma nova folia.

Segundo a Dra. Simone, a alimentação deve ser leve, nutritiva e em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Evite o contato com frutas cítricas, como o limão. Essas substâncias em contato com o sol podem ocasionar manchas que demoram meses para sumir da pele. Não exagerarem no álcool porque ele desidrata, incha e a pessoa fica com um aspecto deselegante. “Invista na água antes de sair de casa e beba no mínimo quatro garrafinhas de água para manter a hidratação durante a festa. Dormir é fundamental para uma pele bonita, alto astral, alegria e para manter o pique durante os quatros dias de festa”, finaliza.

– Dra. Simone Neri – DERMATOLOGISTA – CRM 80.919 – Possui 25 anos de formação em Clínica Médica e em Dermatologia. É graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro UNISA, possui residência em Clínica Médica pela Universidade de Santo Amaro UNISA, residência em Dermatologia pela Universidade de Santo Amaro UNISA, é ex-preceptora do Ambulatório de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro UNISA, médica plantonista do Pronto Socorro do Hospital São Luiz, ex-coordenadora médica do Pronto Socorro do Hospital São Luiz Anália Franco.  Participa ativamente de Congressos, tanto como ouvinte quanto como palestrante e destaca-se na área de Cosmiatria e Estética com expertise no manejo de Preenchedores, Toxinas e Lasers, sendo uma das poucas profissionais da área a dominar a técnica consagrada de MD Codes de harmonização facial. Na área de inovações em técnicas cirúrgicas, participou de um grupo de estudos no Instituto Butantã no tema Toxina Botulínica em Processos Inflamatórios do Couro Cabeludo, com apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais. Já na área da Dermatologia Clínica investe exaustivamente em atualizações científicas, com tratamentos inovadores como os chamados Medicamentos Imunobiológicos em doenças crônicas como Psoríase e Hidrosadenite. Atualmente é dermatologista em consultório próprio em São Paulo – Rua Dr Veiga Filho 350 Cj 701, Higienópolis – São Paulo – Tel. ‎11-5555-0272.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui