Início Saúde Física Câncer infantil é doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil

Câncer infantil é doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil

23
0

câncer infantilNinguém espera que uma doença como o câncer possa atingir alguém tão pequeno e com tão pouco tempo de vida, o que faz com que pais que descobrem que o seu filho tem a doença fiquem muito aflitos. Felizmente, com os avanços de pesquisas e dos tratamentos, o câncer infanto-juvenil já pode ser derrotado quando diagnosticado a tempo. O tratamento imediato, se aplicado nas fases iniciais da doença, permite a cura em cerca de 70% dos casos.

Vale lembrar que o câncer infantil não é hereditário. “Seu surgimento se dá por uma multiplicação anormal de células doentes que pode ocorrer em qualquer local do organismo”, explica o médico Flávio Luisi, pediatra oncologista do Hospital do GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

Chamado de Câncer do Crescimento, o câncer infantil tem rápida evolução e já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos, no Brasil. A leucemia, por exemplo, tumor que afeta a medula óssea, é uma das principais causas de morte infantil no País e corresponde a 33% dos casos de câncer infanto-juvenil. O lado bom desse cenário é que as chances de cura são altas, maiores que as de um adulto. De acordo com Dr. Flavio Luisi, “a quimioterapia age melhor em quadros de tumores mais agressivos, com desenvolvimento veloz, característicos do câncer infantil”.

O especialista alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da presença do tumor na criança, o que torna o tratamento mais fácil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, desde a década de 1970, vem-se observando um aumento das taxas de cura dos tumores na infância, chegando-se hoje a 83%. No Brasil, cerca de 80% das crianças e adolescentes com leucemia linfóide aguda (LLA) são curados graças aos investimentos em diagnóstico e tratamento adequado, realizados em centros especializados.
Os sintomas do câncer, porém, podem ser facilmente confundidos com doenças comuns na infância, como:

  • Dores de cabeça e náuseas pela manhã;
  • Nódulos no pescoço, axilas ou virilha;
  • Manchas arroxeadas na pele, parecidas com hematomas.

**O ideal é encaminhar a criança a um médico quando houver qualquer suspeita.**

blog_piscandoRosaNo dia 12 de maio acontecerá a Corrida e Caminhada GRAACC, uma grande mobilização de solidariedade. O evento tem o objetivo de divulgar os sinais e sintomas do câncer infantil para melhorar o diagnóstico da doença, além de arrecadar recursos para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer no Hospital do GRAACC. As inscrições já estão abertas, para mais informações clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui