Início Saúde da Mulher #CampanhaCoraçãoAlerta – Mulheres estão morrendo mais por problemas cardíacos

#CampanhaCoraçãoAlerta – Mulheres estão morrendo mais por problemas cardíacos

50
1

No Brasil, mais de 200 mulheres morrem por dia vítimas de Infarto, sendo as cardio e cerebrovasculares a principal causa de morte entre elas, chegando a matar seis vezes mais que o câncer de mama.

As mulheres estão a cada ano mais expostas ao risco: cerca de 40% apresentam aumento da cintura abdominal; mais de 20% fumam; 18% são ex-fumantes; 23% têm seus níveis de pressão arterial acima do preconizado; e 21% possuem alteração dos níveis de colesterol.

Outro fator é a associação da pílula anticoncepcional com o cigarro que representa uma das maiores causas de infarto em mulheres jovens, em idade fértil, aumentando o risco delas em até cinco vezes.

Você sabia que as mulheres costumam sofrer mais risco de terem problemas cardíacos na maturidade, a partir dos 40 anos, mas principalmente após os 50, quando chegam à menopausa?

A partir desse período, diminui a produção do estrogênio, um protetor da saúde feminina. Fabricados pelo próprio corpo da mulher, produzido pelos ovários, são grandes aliados do coração, porque estimulam a dilatação dos vasos, facilitando o fluxo sanguíneo. Após a menopausa, a proteção hormonal oferecida pelo estrogênio começa a cessar, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.

Campanha “Coração Alerta” vai difundir informações sobre o infarto

O texto que você acabou de ler logo acima faz parte de um vasto material que está sendo difundido pela campanha “Coração Alerta”, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

O portal da campanha (www.coracaoalerta.com.br) foi criado para informar a população sobre os sintomas, tratamentos, fatores de risco e prevenção do infarto agudo do miocárdio. Além disso, você vai encontrar depoimentos de pessoas que conseguiram contornar os problemas cardíacos.

Fique atento, informe-se! Com o diagnóstico e procura rápida por atendimento vamos reduzir as mortes por infarto no Brasil. #CampanhaCoraçãoAlerta #OutubroRosa

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia desde dos meus 12 anos de idade eu sinto uma dor no peito esquerdo. E me falo que vai passa, nunca procurei um cardiologista, mas tem dia que não me agüento de dor. O que eu faço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui