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Campanha de Conscientização da Hipertensão: “Benefícios de ser Menos Pressão”

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Dia Nacional de Prevenção da HipertensãoCom objetivo de alertar a sociedade para o cuidado com a pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), faz anualmente um alerta à população sobre a importância da medição da pressão arterial, prevenção e a manutenção do tratamento.

A Campanha de 2013, idealizada pela SBH e apoiada pelo Ministério da Saúde terá como tema “Benefícios de ser Menos Pressão”. Por se tratar de uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas perceptíveis, a não ser quando acontecem complicações como o AVC ou infarto – duas das maiores causas de morte da população brasileira – a hipertensão muitas vezes encontra problemas desde o diagnóstico da doença até a aderência ao tratamento pelo paciente. Por isso, a ideia da nova campanha é mostrar quais são os benefícios práticos de se prevenir e controlar a pressão arterial.

“Nós queremos mostrar qual é a influência direta da pressão arterial na vida de uma pessoa e de forma prática o que ela ganha medindo a pressão regularmente e adotando hábitos de vida saudáveis”, explica o presidente da entidade, Dr. Roberto Franco. Entre os benefícios diretos estão aumento do bem-estar e da disposição no dia a dia, melhora da circulação sanguínea, diminuição dos riscos de doenças como infarto, derrame, arritmia, insuficiência cardíaca e doença crônica renal.

Atualmente, a doença atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É também  responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

COMO PREVENIR E TRATAR

  • Meça sua pressão arterial regularmente;
  • Tenha uma alimentação saudável – Evite: alimentos gordurosos, molhos e caldos prontos, produtos industrializados, sal em excesso, doces e bebidas açucaradas. Prefira: alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, frutas, verduras e legumes, produtos lácteos desnatados e integrais;
  • Pratique atividade física pelo menos 5 dias por semana;
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Não fume! (o fumo é o principal fator de risco de doenças cardiovasculares);
  • Controle o estresse;

Siga as orientações do seu médico, elas contribuirão para o controle da pressão arterial e para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Se utilizar medicamentos: Tome as medicações conforme a orientação médica e não abandone o tratamento!

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À HIPERTENSÃO

No dia 26, data em que é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, barracas serão montadas no Conjunto Nacional, na capital paulista e médicos incentivarão a população a trocar o fastfood pela alimentação saudável, distribuindo sucos, gelatina e mini sanduíches. Além disso, será feita aferição da pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e da circunferência abdominal.

Serviço: 
Data: 26 de abril de 2013
Horário: 10hrs às 17hrs
Local: Conjunto Nacional, 2.073 – Cerqueira César – Centro – São Paulo

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