Início Saúde Cultural Brinquedo de reciclagem feito no HC rende prêmio ambiental

Brinquedo de reciclagem feito no HC rende prêmio ambiental

14
0

Toda semana, funcionários e pacientes do Hospital das Clínicas da USP dedicam uma hora do dia para exercer uma atividade pouco convencional em um ambiente médico: produzir palhacinhos com produtos recicláveis, que serão distribuídos para crianças e instituições.

A oficina de produção dos brinquedos, que acaba de ganhar o prêmio de melhor ação de qualidade ambiental do Estado de São Paulo, acontece dentro do setor de ambulatórios do hospital, no Espaço de Convivência Social.

Além de levar ideias de conscientização sobre descarte de materiais, promover a interação entre os participantes da oficina e abrir uma “reflexão artística”, os idealizadores do projeto afirmam que a atividade produz resultados terapêuticos.

“Já tivemos casos de pessoas dependentes de oxigênio que fizeram a oficina toda sem usar máscara. Alguns pacientes com doenças de pele deixam de se coçar enquanto estão com a mente ocupada”, afirma a enfermeira Cleonice Bezerra dos Santos, responsável pela oficina.

O brinquedo é quase totalmente produzido a partir de objetos que foram descartados na creche, na pediatria ou na casa dos funcionários do Hospital das Clínicas.

São usadas embalagens de iogurte, tampas de garrafas pets e cordões.

DIA DA CRIANÇA

No Dia da Criança, cem bonecos vão ser dados pelos voluntários do projeto aos pequenos que estiverem no HC.
Bruna Cavalieri, 10, foi ontem com a mãe, Denise Gonçalves Cunha Coutinho, neuropsicóloga na unidade, pela primeira vez à oficina.

Diz que ficou a semana toda ansiosa para participar. Ela fez um boneco “bem colorido”, que vai dar para “uma criança bem feliz”.

Outras 14 instituições do Estado também foram premiadas pela Secretaria Estadual da Saúde por suas práticas sustentáveis.

Fonte: Folha de S. Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui