Início Saúde Física Brasileiros exageram no consumo de sódio

Brasileiros exageram no consumo de sódio

75
1

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) identificou 27 alimentos com variação de mais de 20 % (índice permitido pela Anvisa), para mais ou para menos, de teor de sódio declarado no rótulo.  No total, 291 produtos processados passaram pela vistoria.

Esta situação provoca um sinal de alerta para o excesso de sódio que o brasileiro consome. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária de sal não deve ultrapassar 5g (uma colher de chá). No entanto, no país o consumo chega a 11,38g.

Exagerar no sal provoca diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas, renais, circulatórias, hipertensão, edemas e alguns tipos de cânceres.

Para evitar esses males é necessário conter a quantidade de sal usada. Para isso, seguem algumas dicas:

– Tempere os alimentos com outros ingredientes, como alho, limão, salsa, manjericão, tomilho, orégano e cebola;

–  Evite embutidos, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela e rosbife;

– Diminua o consumo de queijo parmesão, alimentos em conserva, enlatados, molho de soja, caldos de carnes, ketchup, mostarda, molho inglês, intensificadores de sabor, petiscos e alimentos defumados;

– Tomar cuidado com o excesso de ingestão de camarão, caranguejo, ovo de galinha, coração de frango e merluza.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Eu Cristiano aluno da escola E.E Profº Maria Jose maia de Toledo participo da eletiva quem mexeu no meu blog que fala sobre saúde , alimentação saudável ,corpo humano e movimentos do corpo.Esse site me ajudou muito na minha pesquisa sobre alimentação saudável.
    Obrigado pelas informações vão ser muito uteis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui