Início Saúde da Mulher Brasil realiza primeiro transplante de ovário

Brasil realiza primeiro transplante de ovário

80
0

O primeiro transplante de ovário do Brasil foi realizado no último sábado (28/07), em Maringá (PR). Na cirurgia, uma parte do tecido do ovário da nutricionista Elisa Gerep de Morais, 29 anos, foi transplantado em sua irmã gêmea, a turismóloga Mariana Gerep de Morais.

Segundo a Gazeta do Povo, apesar de jovem, Mariana teve falência ovariana precoce e entrou em menopausa perdendo toda atividade hormonal e a fertilidade. Se o órgão não for rejeitado, Mariana poderá finalmente engravidar. “Foram sete anos esperando esse momento. Não sei como explicar a emoção que estou sentindo”, declarou ao jornal.

O feito é importante, mas a prova de seu sucesso virá se a paciente voltar a ovular e conseguir engravidar. Carlos Gilberto Almodin, o cirurgião da Universidade Federal de São Paulo que conduziu o procedimento, disse que é necessário aguardar seis meses para saber se haverá rejeição. Outra parte do tecido será preservada para o caso de um novo transplante ser necessário.

O trabalho é resultado de uma pesquisa iniciada em 1999 para restaurar a fertilidade em mulheres com menopausa precoce decorrente de falência ovariana (seja de origem genética ou causada por tratamento quimio e/ou radioterápico). Em princípio, a técnica desenvolvida foi feita experimentalmente em ovelhas e os resultados foram apresentados em Seattle, nos Estados Unidos, em outubro de 2002.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui