Início Saúde Física Boa alimentação ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

Boa alimentação ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade

77
0

sInsônia, fome constante, perda da libido e maior incidência de alergias e infecções. Estes são alguns dos sintomas que a ansiedade provoca no organismo. Atuante principalmente na região das glândulas adrenais – responsáveis pela liberação de hormônios –  a ansiedade altera a produção de deidroepiandrosterona (hormônio que dá sensação de bem-estar) por cortisol (hormônio do estresse).

“Quando nascemos, vivemos a primeira situação de estresse, que é controlada pela amamentação. Desse modo, ao longo da vida, associamos bem-estar aos alimentos; principalmente os calóricos como doces e carboidratos, responsáveis pela liberação de serotonina (hormônio do prazer)”, conta a nutricionista consultora da farmácia online, Netfarma , dra. Sulanne Carvalho Oliveira.

A especialista explica que para evitar os efeitos da ansiedade, o corpo precisa de algumas vitaminas e minerais como: vitamina B5, vitamina C e magnésio. “As glândulas precisam de grande suprimento de vitamina C, substância que o corpo não é capaz de produzir ou armazenar, e, portanto, tem de ser obtidos todos os dias por meio da alimentação.”

Entre os alimentos que possuem as vitaminas mais ricas estão todas as frutas vermelhas e pretas, além do kiwi, frutas cítricas, salsa, agrião, batata e pimentão. “O magnésio é outra substância essencial para as glândulas adrenais, alimentos que o contenham devem ser ingeridos diariamente. Grãos, verduras folhosas, soja, sementes de girassol, sementes de gergelim, gérmen de trigo, amêndoas e bacalhau são boas opções”, sugere dra. Sullane.

 Veja três receitas preparadas pela nutricionista para combater a ansiedade.

Suco anti -estresse

Ingredientes

200ml de água

5 morangos

½ pera

1 banana prata

1 colher de gérmen de trigo ou linhaça

3 pedras de gelo

Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e consumir imediatamente.

SuChá relaxante

Ingredientes

1 colher de sobremesa da erva valeriana em infusão.

½ copo de suco de maracujá orgânico light ou feito em casa com açúcar mascavo ou adoçante

Modo de preparo: ½ copo de suco misturado com ½ copo de chá, tomar gelado ou quente 30 minutos antes de dormir.

Vitamina antiansiedade

Ingredientes

1 /2 copo de leite desnatado

1 banana prata

1 colher de sobremesa de cacau 100%

3 pedras de gelo

Modo de preparo: Bater no liquidificador e tomar imediatamente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui