Betaterapia: Você Sabe O Que É?

O Que É Betaterapia?

A BETATERAPIA, também chamada de radioterapia superficial ou eletronterapia, é um tipo de tratamento em que a fonte de raios beta é colocada diretamente na área a ser tratada.

Os raios beta são radiações de tipo corpuscular e têm baixo poder de entrada nos tecidos. Na radioterapia, a utilização da betaterapia tem sido atualmente indicada para o tratamento preventivo de feridas na pele, como queloides e cicatrizes hipertróficas.

Na oftalmologia, a betaterapia mostrou resultados fantásticos na prevenção de pterígios repetitivos após cirurgias.


O Que São Queloides E Cicatrizes Hipertróficas?

queloide

Queloides são feridas dérmicas fibróticas, desenvolvidas a partir do tecido conjuntivo como resposta a lesões como inflamações, irritações, queimaduras, “piercings” ou processos cirúrgicos em áreas de alta tensão no corpo, em indivíduos que possuem pré-disposição.

Os queloides surgem em qualquer idade e não tem inclinação por gênero, no entanto, muitas vezes acontece habitualmente em pessoas entre 10 e 30 anos de idade.

Há uma predominância maior em pessoas com pele morena e nas regiões da orelha, ombro e tórax.

Os queloides surgem como uma cicatriz grossa e lisa, ultrapassando os limites da lesão original. Podem apresentar elevação na pele, provocando desfiguração local.

Eles geralmente começam a se desenvolver em um ano após a lesão e raramente acontece uma recidiva.


Sintomas relacionados a queloides

Os principais sintomas relacionados a queloides incluem ardência e coceira, provocando mudanças funcionais e até mesmo desconforto.

A cicatriz hipertrófica é espessa, larga e frequentemente elevada, manifestando-se onde a pele é danificada.

As cicatrizes são desenvolvimentos normais durante o processo de recuperação de uma lesão, porém uma cicatriz hipertrófica é consequência de uma reação incomum a uma lesão ou trauma.

As cicatrizes hipertróficas e os queloides estão incluídos no espectro de problemas fibroproliferativos.

A expansão excessiva de tecido cicatricial normal resulta em cicatrizes, hipertróficas e queloides.

A produção de proteínas da matriz extracelular (ou seja, colágeno, elastina e proteoglicanos) surgem em virtude de uma interação inflamatória prolongada na lesão.


Como são as cicatrizes?

As cicatrizes hipertróficas são elevadas, eritematosas e fibróticas que normalmente ficam mantidos nas bordas da lesão original.

Podem acontecer pouco tempo após a lesão subjacente e tem uma inclinação a permanecer estável ou recair a longo prazo.

A cicatriz hipertrófica não cresce além dos limites da cicatriz original, como acontece com os queloides.


Como É O Mecanismo de Ação da Betaterapia?

A betaterapia possui impacto positivo na cicatrização de feridas em pacientes com queloides, reduzindo tanto o ciclo regular quanto a superexpressão da cicatriz e a multiplicação que acontece no desenvolvimento do queloide, além de diminuir o tempo de desenvolvimento dos fibroblastos e causar uma rápida degranulação dos mastócitos, os secretores de histamina.

Se o tratamento for realizado pouco tempo após a ressecção cirúrgica de um queloide, a betaterapia pode diminuir e restringir a cicatriz a níveis típicos, descartando uma porção significativa de fibroblastos que se multiplicam rapidamente.

A melhor opção é que seja realizada entre 24 a 48 horas após a excisão.


Como é feita a betaterapia?

A betaterapia é realizada com placas de estrôncio, geralmente de 2 cm, acondicionada em um suporte. De acordo com as instruções de uso, a placa de estrôncio precisa ser mantida fora do suporte apenas durante o período de tratamento.

O especialista deve manter a maior distância possível durante a aplicação, e a fonte de radiação ainda tem uma placa de acrílico que serve como um limite para a radiação. O paciente é instruído a lavar o local que será irradiado, secando bem a pele.

Durante a aplicação, não é utilizado nenhum produto ou aplicação no local. A duração e quantidade de irradiação dependerá de acordo com a necessidade de cada paciente, levando em conta a extensão e grau da ferida.

Geralmente, são necessárias em média 10 sessões, prescritas pelo médico radioterapeuta.


Benefícios da Radiação Beta Com Estrôncio Utilizada na Betaterapia

A radiação beta é uma molécula de radiação composta por elétrons de alta velocidade, que são rapidamente contraídos pelos tecidos naturais.

Isso o torna excepcionalmente útil para terapias de radiação de superfície, em que a penetração profunda do tecido é indesejável e incômoda.

Em 1950, Friedell criou implementos de estrôncio e ítrio para uso em seres humanos, com o objetivo de substituir os implementos de rádio, que eram utilizados na época.

Após o início de sua utilização, foi possível confirmar que os implementos de estrôncio e ítrio demonstraram benefícios em relação aos de rádio, como por exemplo, baixa contaminação gama, não aparecimento de itens de podridão vaporosa e curto alcance de partículas beta produzidas.

Friedell e colaboradores, em um estudo publicado no The American Journal of Roentgenology Radium Therapy and Nuclear Medicine, observaram que o estrôncio radioativo é a melhor fonte de radiação beta e foram os pioneiros na aplicação deste método.

Sua atividade repetitiva não ultrapassa 8 mm de profundidade, sendo o maior impacto corretivo em torno de 3 a 4 mm.


A Betaterapia Tem Efeitos Colaterais? E Quais São As Recomendações Após O Tratamento?

Nenhum tratamento clínico está isento de efeitos adversos. A betaterapia é um tratamento totalmente fácil e indolor, que pode essencialmente diminuir as possibilidades de formação de uma cicatriz queloide ou hipertrófica.

De qualquer forma, a radiação beta criada pela placa de estrôncio, que impede o movimento dos fibroblastos, dificultando o desenvolvimento de queloides, é a mesma que desencadeia uma suave reação de inflamação local, o que estimula assim os melanócitos que pigmentam o local da cicatriz.

Existem algumas recomendações úteis que podem limitar a hipercromia que geralmente se manifesta após as sessões de betaterapia:

  • Mantenha-se longe da exposição solar algumas semanas antes do procedimento e do tratamento, para que os melanócitos não apareçam revigorados para a terapia.
  • Mantenha-se longe da exposição solar durante as sessões do tratamento.
  • Mantenha-se longe da exposição solar depois de completar o tratamento, por pelo menos 90 dias.


sol


Referências

CARVALHO, B. et al. Tratamento de queloide retroauricular: revisão dos casos tratados no serviço de otorrinolaringologia do HC/UFPR. International Archives of Otorhinolaryngology, v. 16, n. 2, p. 195-200. 2012.

FRIEDELL, H. L.; THOMAS, C. I.; KROH-MER, J. S. Description of an Sr90 be-ta-ray applicaton and its use on the eye. The American Journal Toentgenology Radium Therapy and Nuclear Medicine. v. 65, n. 1, p. 232-244. 1951.

OLIVEIRA, A. L. P. Radioterapia pós-cirúrgica em queloides: uma meta-análise e revisão da literatura. 2019. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Médica) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, 2019.

VETTORATO, M. C. Desenvolvimento de metodologia para uso de betaterapia intraoperatória em Medicina Veterinária. 2020. Tese (Doutorado em Animais Selvagens) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2020.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail