Início Saúde Espiritual Bem-vindo ao país da felicidade, da juventude e do futuro

Bem-vindo ao país da felicidade, da juventude e do futuro

96
2

Há 70 anos, Stefan Zweig criou a expressão “Brasil: o país do futuro” e, incrivelmente, acertou em cheio! Em pesquisa feita pela Faculdade Getulio Vargas (FGV), o nosso país ganhou o troféu de tetracampeão da felicidade futura (IFF), com uma nota média de 8,6 (em uma escala de 0 a 10) à sua expectativa de satisfação de vida para os próximos anos.

Os brasileiros, e principalmente as brasileiras, estão otimistas quanto ao seu futuro e ocupam o primeiríssimo lugar do Ranking da Felicidade Futura no Mundo – 2015.

Imagem: FGV

Como puderam ver no ranking, estamos à frente da Dinamarca, país que ocupa o primeiro lugar do ranking da felicidade presente. A nossa expectativa se dá ao fato da juventude, não de idade, mas sim de espírito e postura, crer que a vida ainda está por vir e vai melhorar (forward-looking). A média de felicidade dos brasileiros entre 15 e 29 anos é 9,29! Superior a qualquer outro país pesquisado.

Muitos países tiveram seu posicionamento afetado pela crise econômica (como os europeus) e pelas turbulências políticas (como os árabes), acontecimentos que dificultam a positividade pessoal em relação ao que está por vir. Aliás, a Síria está agora classificada com a menor felicidade futura.

Sobre a felicidade presente, é interessante ressaltar que “em 2006, o Brasil era número 22 no ranking mundial de felicidade presente, acima da posição no ranking de renda, número 52 de 132 países. Ou seja, tínhamos mais felicidade presente que o nosso dinheiro do bolso sugeriria”. Uma comprovação de um velho ditado: dinheiro não compra felicidade!

Outros dados interessantes:

  • As mulheres são mais felizes que os homens em aspectos futuro (6,74 contra 6,69), presente (5,32 contra 5,31) e passado (4,94 contra 4,92).
  • Mulheres solteiras são mais felizes que as casadas (7,28 contra 6,68).
  • Mulheres com filhos menores de 15 anos têm mais satisfação com a vida comparadas com quem não são mães (7,02 contra 6,73).
  • A idade da felicidade futura está entre mulheres com 21 anos (7,51), da felicidade presente entre aquelas com 65 anos, e da felicidade passada entre os 81 anos de idade (6,27).

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Devemos esperar que as autoridades não tapem o sol com a peneira e esqueçam dos problemas do nosso país( saúde, infraestrutura, segurança, corrupção, etc..). Temos um povo alegre, porém, em muitos casos, ludibriado pelas autoridades vigentes. Temos que ficar de olho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui