Início Saúde Ambiental Bandeira Azul: Praia paulista é considerada top em quesitos socioambientais

Bandeira Azul: Praia paulista é considerada top em quesitos socioambientais

52
4

Praia do Tombo, Guarujá/SP

Na Praia do Tombo, localizada no Guarujá, litoral sul de São Paulo, uma nova bandeira é hasteada desde a semana passada. Trata-se da “Blue Flag“, a bandeira azul concedida pela organização não-governamental dinamarquesa Foundation for Environmental Education a praias consideradas top em quesitos socioambientais.

Processo

Para conquistar a certificação, a Praia do Tombo, que tem 800 metros de extensão, precisou cumprir 32 itens, em quatro anos de discussões e adaptações.  De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Elio Lopes, os critérios para balneabilidade da organização dinamarquesa são mais rígidos, por exemplo, do que os da agência ambiental de São Paulo, a Cetesb.

Para a obtenção do certificado foram detectadas as ligações clandestinas e eliminado todo e qualquer esgoto da rede pluvial que desemboca na praia. Além disso, a água passou a ser submetida a análises duas vezes por dia. Tudo para garantir a qualidade do mar.

As exigências ainda incluem:

– A existência de recipientes para lixo em bom estado;

– Instalações sanitárias e chuveiros em número suficiente;

– Normas relativas a cães e outros animais domésticos;

– Estímulo de meios de transporte sustentáveis na área da praia;

– Número adequado de salva-vidas;

– Equipamentos e adaptações para receber pessoas com necessidades especiais;

– Policiamento.

Mais importante que conseguir, é manter!

“Conseguir a Bandeira Azul é dificílimo, mas mantê-la é mais ainda. A parte da educação é a mais importante”, ressalta o secretário.

Para isso, foi criado o Núcleo de Educação Ambiental, local que também concentra algumas exigências da certificação: é lá que ficam os reagentes e relatórios das análises da água, os banheiros (incluindo o de deficientes), o bebedouro, o centro de informações turísticas, a câmera de monitoramento para a segurança e lixeiras para coleta seletiva de materiais recicláveis e óleo. O núcleo ainda será utilizado para realização de cursos e palestras.

Fiscalização

O cumprimento dos índices de balneabilidade e de outras exigências do programa é vistoriado sem que a cidade seja avisada pela ONG Instituto Ambiental Ratones (IAR), de Santa Catarina, que coordena o Bandeira Azul no Brasil. O certificado precisa ser renovado anualmente.

Mais de 3.400 praias de 41 países possuem a certificação. A maior parte se concentra na Europa. A Espanha é o país com mais praias certificadas: 520.

No Brasil são duas. Além da Praia do Tombo, Jurerê Internacional, em Florianópolis/Santa Catarina, conseguiu o feito em dezembro do ano passado.

4 COMENTÁRIOS

  1. É pura mentira, não passa de jogada de marketng.
    Não tem acecesso para pessoas com defocoência física; não tem segurança; a praia não é monitorada etc……….Em suma, é cascata pura!!

    • Eu frequento esta praia e realmente tem a disposição do banhista tudo isso necessário para ter a bandeira azul, basta ir lá e conferir.

  2. Há várias outras praias,mais limpas e com estrutura em Florianopolis do que Jurere Internacional.É mais marketing,dinheiro e Ferraris para lá e para cá do que a praia em si.Resumindo, não é tudo isso !!

  3. o tombo é a melhor praia que existe, tem sanitarios, chuveiros e uma completa infraestrutura a praia vive com policiais na orla, alem de estar sempre movimentada e tem obras proxima ao bostro que facilitam o acesso para pessoas que possuem deficiencia fisica. qm nao curte o tombo nao sabe o que é praia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui