O que correr faz com seu cérebro?

corrida beneficios

VOCÊ já percebeu que depois que você corre, sente-se melhor, mais disposto e relaxado? Exercícios físicos e uma boa corrida fazem bem ao cérebro, pois podem estimular mais tecido cerebral e melhorar sua saúde mental.

Neste artigo, abordaremos com mais detalhes o que acontece com o seu cérebro quando você corre e pratica atividades físicas, enfatizando a importância do exercício aeróbico para a saúde do cérebro.

De acordo com Lieberman na obra entitulada The story of the human body: Evolution, health and disease, a corrida nos tornou humanos em sentido anatômico, pois ela tornou possível a fuga de predadores e a perseguição da caça.

The story of the human body Evolution health and disease

O autor aborda que a importância da corrida na evolução humana é tão significativa, que se a seleção natural não a tivesse favorecido, ainda seriamos parecidos com macacos. Muitos traços humanos tornaram a corrida possível, como: os tendões dos pés que funcionam como molas; os ombros que fazem rotação independentemente da cabeça e do pescoço, possibilitando equilíbrio durante a corrida; pernas alongadas, entre outras características marcantes e tipicamente humanas.

O corpo humano foi evoluindo para suportar longos períodos de estresse cardiovascular, como forma de se adaptar a um estilo de vida ativo, o que pode ter influenciado o crescimento do cérebro no decorrer dos tempos. Consequentemente, a corrida teve um papel crucial na modelagem da forma e estrutura do cérebro humano.

Você já notou que a inatividade e o sedentarismo tornam as pessoas doentes mais facilmente, tanto física quanto mentalmente? Na realidade, a ciência explica essa relação. Estudos vêm demonstrando que a corrida e a atividade física são tão essenciais para o humano, que o cérebro não só precisa, mas requer esses movimentos de forma regular para poder funcionar adequadamente.

O exercício aeróbico tem efeitos no bem-estar mental e isso se dá pela regulação do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal. Apesar de o exercício ser um fator estressor, apresenta também efeito neuroprotetor.

Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte mostrou que pessoas submetidas a um programa de exercícios apresentam níveis mais reduzidos de cortisol durante repouso, quando comparados a pessoas sedentárias.

Estudos já comprovaram que a corrida também está associada a melhoras cognitivas em jovens e idosos. O exercício protege o cérebro contra demência e pode retardar o declínio cognitivo que acontece com o avanço da idade, além de reduzir sintomas de doenças crônicas que tem impacto em funções neurocognitivas. Os efeitos da corrida no cérebro são únicos no sentido de melhorar a saúde mental e minimizar fatores periféricos de risco que talvez influenciem diretamente na saúde cerebral.

Quando seu corpo está preguiçoso demais, a tendência é seu cérebro ficar da mesma forma: preguiçoso e lento. Ficar muito tempo sentado, por longos períodos, sem fazer nada, pode ser perigoso para o seu estado mental. Por isso, praticar exercícios e correr é bastante útil para fazer seu cérebro trabalhar melhor.

Em 2011, o periódico The Journal of Physiology publicou que a corrida possui efeitos antioxidantes, devido a sinalização mediada por espécies reativas de oxigênio. Como isso acontece? A produção mitocondrial de espécies reativas de oxigênio, devido ao alto interesse metabólico, induz a sinalização mediada pelo fator de transcrição nuclear kappa B (NF-kB).

Isso instiga a expressão de genes que codificam catalisadores antioxidantes, que combatem a agregação de radicais livres. Além disso, a concentração de espécies reativas de oxigênio regula o movimento de vias intracelulares envolvidas no processo das fibras musculares.

Estudos em animais apontaram que níveis mais elevados de espécies reativas de oxigênio ativam a proteína CREB (proteína de ligação ao elemento de resposta C-AMP), estimulando a biogênese mitocondrial. Como consequência, uma corrida vigorosa promove um aumento da atividade biogênica mitocondrial mediada por antioxidantes.

Homens E Mulheres De Camiseta Vermelha Estão Prontos Para Correr No Campo De Atletismo

O exercício aeróbico modula grande parte dos neurotransmissores no sistema nervoso central associados a inibição e sedação, sistema de recompensa e humor, influenciando nos níveis de monoaminas, como a dopamina, serotonina, noradrenalina e norepinefrina.

Os exercícios vigorosos, como a corrida, ativam as monoaminas, que aumentam as chances de recuperação de transtornos mentais, como estresse, ansiedade e depressão. Inclusive, os efeitos antidepressivos dos exercícios físicos têm se mostrado tão eficazes e potentes quanto as medicações farmacológicas.

A serotonina é capaz de atenuar a formação de memórias associadas ao medo, reduzindo as respostas a eventos ameaçadores por meio de projeções serotoninérgicas que partem para o hipocampo. O exercício influencia a síntese de dopamina devido ao aumento de cálcio no cérebro, em consequência do aumento da atividade enzimática do sistema cálcio-calmodulina.

Outro fato interessante é que os exercícios aumentam o número de novos neurônios, influenciando também na morfologia de neurônios recém-formados. Uma pesquisa na Hippocampus mostrou que neurônios recém-formados se desenvolveram durante vários meses no cérebro adulto em decorrência de exercícios físicos vigorosos, como a corrida.

Foto profissional grátis de ação, alegre, alegria

Um cérebro deprimido é definido pela redução da plasticidade sináptica e da neurogênese hipocampal. Essa redução pode ser revertida e neutralizada pelos exercícios físicos, como a corrida.

Os impactos de uma corrida no cérebro são positivos, representando uma técnica útil para o bem-estar psicológico e saúde mental. Seja por consequências diretas para o sistema nervoso central, como a expansão de novos neurônios, o aumento de fatores neurotróficos, gliogênese e sinaptogênese, ou por efeitos indiretos, como a diminuição da inflamação sistêmica, a prática da corrida no cérebro é única quando se refere a melhorar a saúde mental e o bem-estar emocional, reduzindo a massa cinzenta decorrente da idade e melhorando as funções cognitivas.

Cada vez mais, os exercícios vêm sendo aceitos como “remédio natural” para doenças do cérebro e do corpo, em virtude dos seus benefícios, pois para o cérebro, os exercícios vigorosos oferecem vantagens à nível químico, celular e estrutural, incluindo, como já dito, a formação de novos neurônios, glia e vasos sanguíneos, remodulação dendrítica e estabilização do estresse.


REFERÊNCIAS

BRONZINO, J. D. et al. Maturation of long-term potentiation in the hippocampal dentate gyrus of the freely moving rat. Hippocampus, v. 4, n. 4, p. 439-446. 1994.

FERREIRA, C. V. et al. Nascidos para correr: a importância do exercício para a saúde do cérebro. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 23, n. 6, 2017.

LIEBERMAN, D. E. Understanding apes. In: The story of the human body: evolution, health and disease. New York: Pantheon Press, 2013.

POWERS, S. K.; TALBERT, E. E.; ADHIHETTY, P. J. Reactive oxygen and nitrogen species as intracellular signals in skeletal muscle. The Journal of Physiology, v. 589, p. 2129-2138. 2011.


Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail