Início Aplicativo da vez App: Calculadora do Cidadão ajuda a controlar parcelas de dívidas

App: Calculadora do Cidadão ajuda a controlar parcelas de dívidas

48
0

Esqueça as planilhas no Excel. Agora, com a mania dos aplicativos no celular, ficou mais fácil organizar a sua saúde financeira. Entre milhares de apps disponíveis, que tal ter uma calculadora que ajuda a controlar os seus investimentos?

Nesta linha, o Banco Central lançou a versão da Calculadora do Cidadão – disponível no site do BC desde 1999 – para aparelhos móveis. No aplicativo é possível calcular quanto um investimento renderá no futuro ou quantas parcelas serão necessárias para se quitar uma dívida, descobrir qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado de um crédito ou ainda estimar a correção de um montante pela poupança com base em diversos indicadores econômicos.

Tudo isso em um aplicativo gratuito disponível para download na App Store e no Google Play.

Imagem: Mac Magazine

Mais detalhes: quatro opções de cálculos que podem ser realizados com a calculadora

  • Aplicação com depósitos regulares

A opção referente a aplicações com depósitos regulares permite simular um investimento, ou aplicação financeira, conhecendo-se sua taxa de juros e estipulando-se o período pelo qual serão mantidos os depósitos regulares (mensais), bem como o valor a ser regularmente depositado. Ex.: que valor eu vou conseguir economizar se mensalmente depositar 100 reais, por 24 meses, em uma aplicação cuja taxa de juros é de 0,5% ao mês?

  • Financiamento com prestações fixas

O cálculo de financiamentos com prestações fixas possibilita a simulação de financiamentos nos quais as prestações são constantes. Em um empréstimo ou financiamento, são quatro as informações relevantes: o valor financiado (ou emprestado), a taxa de juros, o prazo e o valor da prestação. A Calculadora do Cidadão permite obter qualquer uma dessas quatro informações, desde que sejam informadas as outras três.

Dessa forma, além de saber qual o valor da prestação de um bem financiado, conhecido o seu preço, a sua taxa de juros e o prazo do financiamento, pode-se, por exemplo, calcular o número de meses (prazo) necessário para o financiamento de um automóvel de 20 mil reais, com taxa de juros de 1,5%, de modo que a prestação seja de 1000 reais.

  • Valor futuro de um capital

O cálculo do valor futuro de um capital permite obter o valor a ser alcançado por um capital aplicado por um determinado período, a uma taxa de juros previamente conhecida. Ex.: qual o valor a ser obtido após 12 meses da aplicação de 1000 reais a uma taxa de juros de 1% ao mês?

  • Correção de valores

A correção de valores permite comparar valores monetários referidos em períodos diferentes, a partir da utilização de índices de preços ou de taxas de juros de referência, tais como a Selic, a TR e o CDI. Ex.: qual é o valor atualizado (pelo IPCA), em janeiro de 2012, de 1000 reais que eu recebi em 1995?  Se alguém houvesse depositado na poupança os 100 mil reais obtidos pela venda de um apartamento, que quantia teria em abril de 2010?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui